comprar pela internet

Quando o assunto é comprar pela internet, a busca pelo produto mais barato pode colocar o consumidor em uma situação desconfortável. Um exemplo disso é o caso de usuários que fazem compras online, mas não recebem os produtos em casa. Para fugir de armadilhas como essa ao fazer suas compras de final de ano pela internet, é preciso ter certeza se você está acessando os sites certos.

Para identificar se um site é seguro ou não, dê uma olhada nas três dicas abaixo antes de fazer compras na internet e evitar dores de cabeça!

1. Procure utilizar uma conexão segura com o uso do HTTPS – Hiper Text Transfer Protocol Secure

O HTTPS, em português, significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Ele é uma junção entre o HTTP com o SSL (Secure Sockets Layers, ou Protocolo de Camadas de Entradas e Saídas Seguras). Com isso, o HTTPS realiza uma criptografia da transmissão de dados e os protege no processo de comunicação entre um navegador e um servidor. Portanto, sempre que o endereço do site possuir esta sigla, você pode navegar tranquilamente.

https

2. Verifique se o site possui o certificado digital

Este é outro fator que determina se um site é seguro para navegar ou não. O certificado digital é gerado por organizações da internet, como, por exemplo, Global Sign, Certisign, entre outras. Para identificar o certificado, clique no cadeado verde ao lado da sigla HTTPS no endereço do site. Em seguida, clique em “Detalhes”. Após isso, vai aparecer outra tela, onde você poderá abrir o certificado. Veja nas instruções abaixo:

certificado

certificadodigital

3. Mantenha seu navegador atualizado

Além de ser uma ótima ferramenta para navegar na internet, o seu navegador se torna ainda mais útil quando você o mantém atualizado. Ele próprio pode identificar e avisar se um site é seguro para ser acessado ou não.

fonte_tecmundo
(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Além de seguir essas dicas, uma conexão estável e com alta velocidade é ideal para uma rápida troca de dados entre o seu computador e o servidor do site que você está consultando. Isso evita que as páginas travem e, consequentemente, você faz suas compras de forma mais rápida também.

Confira os nossos planos de banda extralarga e veja se já estamos disponíveis na sua região. Qualquer coisa, já sabe: 0800 41 41 81.

Fontes: TecMundo, Economia Terra.