Produtividade no trabalho é uma busca constante de quem é dono do negócio, de líderes e também dos próprios colaboradores. Não é à toa. Um bom índice de produtividade ajuda a garantir que o negócio seja forte e competitivo no mercado, além de assegurar que o profissional tenha espaço de crescimento na carreira.

Quer saber como aumentar a produtividade na empresa? Preparamos este artigo com as principais dicas de como fazer isso.

Acompanhe!

> Internet para empresas: conheça as soluções da Copel Telecom agora mesmo!

O que é produtividade?

O conceito de produtividade pode variar um pouco, mas sempre mantém a sua essência. Vejamos:

  • Para a Associação Europeia de Produtividade, o termo significa o nível de utilização dos meios de produção.

 

  • Já o Centro de Produtividade do Japão define como a capacidade de reduzir a utilização de recursos e custos, mas aumentar o nível de produção, empregos e qualidade de vida como interesse comum do trabalho, capital e consumidores.

 

  • Enquanto isso, especialistas explicam em artigo para o periódico científico International Journal of Production Economics, que a produtividade tem relação com os níveis de desempenho do indivíduo e da organização.

Entendendo um pouco das diversas conceituações sobre o que é produtividade, podemos compreender que se trata do desempenho do colaborador e da empresa. Quanto ambos conseguem produzir com qualidade e sem desperdício de recursos.

Produtividade no trabalho: como melhorar

Seja no trabalho de cada colaborador, na performance do time ou nos resultados da organização como um todo, empresários e gestores estão sempre buscando formas de melhorar a produtividade da empresa.

Faz sentido. Afinal, a produtividade tem relação com o desempenho e impacta nos resultados, não é mesmo?

Por isso, separamos algumas dicas de como melhorar a produtividade no trabalho. Confira!

 

1. Analisar indicadores de produtividade

O ponto de partida para melhorar a produtividade do time e, consequentemente, da empresa, é por meio da análise de indicadores. Destacamos dois dos principais KPIs que devem fazer parte do estudo.

Vendas

Aqui, o gestor pode analisar a quantidade de contatos e ações realizadas pela equipe de vendas e quanto de resultado essas iniciativas trouxeram. Além disso, cabe pensar no Custo de Oportunidade – ou seja, quais oportunidades são perdidas sem o trabalho do time.

Capacidade de produção

Mais um indicador fundamental para entender a produtividade do seu negócio é a capacidade de produção. Ou seja: quantas horas cada produto ou serviço leva para ficar pronto e quais recursos são utilizados para concluir o processo produtivo.

Para que a análise mostre com clareza o nível de produtividade e desempenho do time e da empresa, é essencial manter um histórico para comparação e criação de parâmetros e metas.

> Internet para empresas: conheça as soluções da Copel Telecom agora mesmo!

2. Criar um ambiente calmo e estimular o time a refletir

Você sabia que, segundo estudos realizados pela Universidade da Califórnia, quando uma pessoa interrompe seu raciocínio pode levar até 25 minutos para retomar a concentração?

Paralelamente, uma organização, citada em matéria da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, conta que aumentou 30% da produtividade do time depois que criou uma área dedicada para pensar. Na sala, só fica quem precisa se concentrar. Por isso, o ambiente é calmo e silencioso. Resultado: produtividade cresceu.

Além disso, o professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Robert Pozen explica, em reportagem para a Época Negócios, que um dos elementos fundamentais para melhorar a produtividade é ter tempo para pensar. Ele indica que os profissionais reservem alguns minutos do dia para ficar em silêncio, pensando.

3. Proporcionar ferramentas adequadas para a equipe

Para melhorar a performance da equipe, mais uma das recomendações dos especialistas é justamente proporcionar ferramentas adequadas de trabalho. Uma matéria da Forbes norte-americana, por exemplo, aponta que a tecnologia é a maior aliada do aumento da produtividade.

Do sistema de gestão integrado à estabilidade e velocidade da internet, as ferramentas de trabalho que envolvem tecnologia podem ser o diferencial competitivo da sua empresa.

Inclusive, aqui nós também temos uma indicação interessante para fazer. A  . Além da nossa fibra óptica de ponta a ponta, você tem total disponibilidade para não perder prazos importantes – como envios de documentos, pedidos e orçamentos, ou recebimento de pagamentos e propostas.

Aproveite e entre em contato conosco para saber como nossa solução pode ajudar seu negócio.