A maior segurança na internet para empresas está dentro da própria empresa. Isso porque, geralmente, os serviços de internet corporativos contam com uma segurança maior do que os serviços de internet residenciais. Por isso, o acesso aos dados da empresa se torna muito mais seguro quando é feito dentro da companhia e não fora dela.

Neste post, você verá abaixo quatro dicas de segurança na internet empresarial de Sandro Caetano, arquiteto de soluções da diretoria de serviços gerenciados da Acta Consulting. Acompanhe e veja como navegar com segurança!

Dica #1: evite levar o notebook da empresa para casa

Pois é, levar trabalho para casa pode não ser uma boa opção se o notebook da empresa não possuir os programas de proteção necessários.

“Digamos que a pessoa tenha um laptop da empresa e o leva para trabalhar em casa. Ela vai acessar a internet residencial, que não tem a proteção que a rede da empresa tem, e no dia seguinte volta com o laptop para a companhia. Isso oferece um risco para segurança da rede corporativa”, conta Caetano.

Se a sua máquina voltou com um vírus para a empresa, isso pode prejudicar os dados corporativos que estão guardados no computador. Além disso, para que esse vírus seja retirado da máquina, aumenta os gastos com técnicos de informática. Portanto, o ideal é realizar os trabalhos corporativos dentro da própria empresa, que conta com uma rede de internet mais segura.

Dica #2: instale programas antivírus e anti-bots nas máquinas da empresa

Sim, é importante ter essa proteção em todas as máquinas da companhia. Até porque, apesar de não ser recomendado, caso um funcionário precise levar trabalho para casa, os programas antivírus e anti-bots irão proteger o computador e os dados corporativos de ameaças.

“O gerenciamento de segurança na internet da empresa precisa ser modular, além de contar com automação e visibilidade”, afirma Caetano

Enquanto o antivírus protege os computadores de vírus, o anti-bots protege os computadores de “robôs” que são comandados por hackers para realizarem tarefas perigosas, que podem comprometer os dados corporativos.

Dica #3: use a nuvem como uma opção de armazenamento de arquivos

A nuvem conta com um sistema de backup dinâmico e criptografia de armazenamentos de arquivos. Portanto, você não precisa se preocupar com a exposição dos dados corporativos.

“A virtualização dos sistemas utilizados pela empresa requer ferramentas que promovem mais segurança para os arquivos corporativos”, explica Caetano.

Para ampliar mais essa visão sobre a nuvem como ferramenta de armazenamento, dê uma olhada no conteúdo “Armazenamento na nuvem em benefício das empresas”, com a participação de Flávio Marques, chefe de suporte técnico e implantação da Furukawa Eletric Latam.

Dica #4: tenha uma rede de internet segura

Para consolidar a segurança na internet para empresas, a rede de internet corporativa precisa oferecer segurança para as demandas empresariais.

“A segurança na internet da sua empresa tem que ser tão rápida quanto o seu ambiente de virtualização”, afirma Caetano.

E qual recurso oferece essa segurança? A fibra óptica, é claro. Por isso, além dos planos de internet residencial, a Copel Telecom também possui planos de internet empresarial com soluções corporativas que oferecem alta segurança para a sua empresa.

Para conferir, veja os nossos planos e preços e agende a sua instalação. Caso queira falar conosco, ligue: 0800 41 41 81.

Fonte: Tecmundo.