A popularização das criptomoedas nos últimos anos tem gerado grande especulação e curiosidade. São mais de mil tipos de moedas digitais diferentes, e a mais famosa delas é o bitcoin – 1 unidade dele pode chegar a valer 25 mil reais!

O mundo das criptomoedas ainda é novo e desconhecido para a maioria das pessoas. Agora, junte a isso criminosos que se aproveitam dessas situações. Pronto! Ficou fácil ser levado por fraudes. Por isso selecionamos 5 dicas para te ajudar a evitar os golpes no mundo das moedas digitais. Conheça nossas dicas abaixo!

1. Desconfie de promessas extraodinárias

Alguns criminosos prometem vantagens especiais, ganhos acima do mercado, conversões sem taxas ou excelentes cotações para câmbio. Desconfie de promessas que não parecem possíveis, assim como fazemos quando lidamos com dinheiro tradicional.

2. Segurança acima de tudo

Que o seu antivírus é fundamental e precisa estar sempre atualizado você já sabe, né? E quando se trata de transações com criptomoedas a segurança é ainda mais importante. Verifique sempre se a conexão é segura através do protocolo HTTPS e atualize também os antimalwares do computador.

3. Cuidado ao baixar aplicativos

Na hora de fazer o download de um aplicativo de carteira para bitcoin, busque fontes confiáveis e desenvolvedores com uma boa reputação. Prestar atenção ao número de downloads e à avaliação do app também são boas dicas!

4. Atenção às tentativas de phishing

O famoso golpe cibernético com e-mails falsos usando nomes de instituições conhecidas já chegou ao mundo das moedas digitais. Os criminosos podem oferecer a você segurança ou suporte técnico mas, na verdade, vão copiar seus dados e podem, até, transferir as criptomoedas. Só confie em assistência técnica que você tenha solicitado.

5. Investigue as empresas envolvidas

Seja para minerar ou guardar bitcoins, é essencial que você investigue a reputação da empresa com a qual pretende fazer transações. O site BadBitcoin tem uma badlist, ou seja, uma lista com mais de 5 mil domínios com sites que não são confiáveis. Vale a pena verificar!

Confiança e segurança para navegar

Acompanhe as novas tendências da economia digital com uma internet por fibra óptica de alta velocidade e com estabilidade de conexão. Além disso, com um plano Copel Fibra, você tem banda simétrica (download e upload na mesma velocidade), 100% da velocidade contratada e nada de filtros ou franquias.

Fontes: Olhar Digital, CanalTech, Portal do Bitcoin e CriptoMoedasFácil.