Há algumas décadas, fazer um novo curso era sinônimo de uma nova rotina, já que você teria que conciliar as obrigações que já tinha com uma nova atividade, que exigiria novas preocupações com deslocamento, horários e custos. Por conta disso, muitas oportunidades acabavam ficando para segundo plano para muita gente, já que tais responsabilidades acabavam se tornando fatores limitantes do aprendizado. Quando alguém se dedicava a aprender algo era um alto investimento de tempo, energia e dinheiro.

Hoje, em 2019, sabemos que as coisas são bem diferentes e, com alguns segundos de busca no Google, você consegue encontrar quase qualquer curso online. A oportunidade ideal de encaixar uma nova atividade com uma rotina já estruturada. E muitas vezes esses cursos vêm com um diferencial muito atrativo: a gratuidade. Seja para agregar uma habilidade que pode ajudar você com aquele emprego dos sonhos, por hobbie ou, simplesmente, curiosidade, aprender algo novo nunca será um desperdício. É por isso que o Blog Conecta trouxe algumas sugestões para você começar a estudar sem sair de casa e gastando muito pouco ou nada.

Udemy

A Udemy é uma das maiores referências em plataformas de cursos online. Lá você encontra gente de todo o mundo ensinando para gente de todo o mundo. Você pode se filiar ao site como aluno inscrito ou como professor, compartilhando sobre algum assunto que tenha domínio. Existem cursos dos mais variados preços e sempre rola uma promoção maluca baixando consideravelmente os valores. Muitos cursos chegam a R$20 ou menos em época de promoção. Cursos de Excel, edição de vídeo, culinária, idiomas e até “Como adestrar o seu cachorro” são conteúdos que você consegue encontrar na Udemy. Como são pessoas de todos os cantos do mundo compartilhando conhecimento, é muito comum você achar conteúdos em outro idioma. Mas fique tranquilo! A plataforma disponibiliza legendas na sua língua. Você também pode baixar os cursos completos em seu smartphone e estudar no ônibus, por exemplo. Vale a pena dar uma conferida.

Kultivi

Quanto você pretende gastar para se preparar para o Enem? Que tal nada? O Kultivi é uma plataforma de cursos 100% gratuitos e é referência na preparação online para o Exame Nacional do Ensino Médio. E não é só quem estuda para a segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo que sai ganhando com a Kultivi. São disponibilizados materiais para os mais diversos tipos de concursos públicos brasileiros, como o exame da Ordem dos Advogados Brasileiros. São mais de 70 cursos disponíveis. Mas, você deve estar se perguntando: como tantos cursos são disponíveis de graça? É que o Kultivi se mantém por meio de um financiamento coletivo pela plataforma Apoia.se, onde qualquer um que queira contribuir para a manutenção do sistema pode ajudar. Caso você queira ajudar a manter essa ideia é só fazer sua doação! Se você vai prestar algum concurso este ano é interessante dar uma conferida.

Veduca

Você é do tipo de pessoa que aprende melhor com explicações dinâmicas, como em vídeos? O Veduca pode ser um grande aliado. Não é à toa que a plataforma se chame assim: Vídeo + Educação = Veduca! Os cursos disponíveis na plataforma são quase inteiramente gratuitos. Geralmente, a única cobrança é para emitir o certificado. No entanto, de maneira alguma isso é um demérito para o Veduca, já que além dos vídeos – carro-chefe do portal – você tem acesso a diversos tipos de conteúdos para impulsionar seu aprendizado: e-books, podcasts, quizzes e muito mais. Antes de iniciar o curso de sua escolha, você pode conferir a carga, a grade e algumas avaliações de outros usuários. A variedade de temas também é um diferencial. Pasme: existe até mesmo cursos de Medicina do Sono!

Coursera

O que esperar de uma plataforma desenvolvida em uma parceria entre universidades de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania? E mais: que tem a USP e Unicamp como apoiadoras no Brasil. O Coursera é herdeiro de uma sólida base de conhecimento, voltado para estudantes de todo o mundo. São cursos, em sua maioria, gratuitos. Artes, ciências humanas, línguas, ciências de dados e muito mais. Inicialmente, devido à origem da iniciativa, as aulas eram unicamente em inglês, mas isso ficou pra trás e grande parte dos materiais já estão legendados. No Coursera, você – mais que aprender alguma atividade – troca conhecimento com pessoas com interesses similares aos seus, já que a plataforma disponibiliza o intercâmbio de mensagens entre os usuários. Além disso, muitas empresas disponibilizam cursos de qualificação no Coursera, como a P&G, Danone e L’Oreal, permitindo que você enriqueça seu currículo na hora de buscar aquela vaga.

A praticidade e a autonomia de estudar um curso online são os pontos fortes desse meio. Pause, volte, adiante e repita quantas vezes quiser e absorva o conteúdo no seu tempo. A internet é um portal para um mar de novidades que muitas vezes estão ali de graça! Bom aprendizado.