Você é do tempo em que armazenar arquivos no computador era a missão dos disquetes? Ou já sofreu procurando aquele pendrive colorido e com luz na ponta, que tinha todas as fotos do último backup do seu celular? Muita calma nessa hora: você não está sozinho e nós podemos ajudar!

Reserve cinco minutinhos do seu tempo livre para ler esse conteúdo. Aqui, você vai saber como funciona a nuvem e quais são as vantagens que esse tipo de armazenamento pode trazer para o seu dia a dia. Confira!

Como funciona a nuvem

Embora algumas pessoas ainda pensem que nuvem é só aquele aglomerado de partículas de água ou gelo lá no céu, no universo digital a computação em nuvem (em inglês, cloud computing) tem um significado mais amplo e poderoso.

Armazenar um arquivo na nuvem significa salvar dados, como fotos, vídeos e músicas, na internet de forma gratuita. Mas, claro, assim como muitas das coisas boas da vida, também existem opções pagas de armazenamento. Essas versões são oferecidas por empresas provedoras que cobram os seus clientes de acordo com o espaço utilizado.

Agora, antes de escolher se vai usar uma versão de armazenamento em nuvem gratuita ou se vai pesquisar uma paga, acompanhe a seguir as principais vantagens do armazenamento em nuvem.

#1 Você pode salvar o que quiser, no dispositivo que preferir e acessar quando estiver a fim.

Um dos melhores benefícios que o uso da nuvem pode proporcionar para você é a mobilidade. Isso mesmo: você pode conferir os arquivos salvos no dispositivo móvel que quiser, seja computador, tablet ou celular, quando quiser (e estiver conectado à internet, claro). Outra vantagem é que não ocupa espaço na memória de um pendrive ou CD, por exemplo.

#2 Mais segurança para salvar os arquivos que precisar.

O armazenamento em nuvem garante proteção aos seus arquivos, que são criptografados, e também evita gastos com programas antivírus. Ou seja, sabe aquela preocupação de ter o seu pc invadido por hackers a qualquer momento ou mesmo sofrer calado ao perder um pendrive onde salvava todas as suas músicas preferidas? Ficam bem longe de você.

#3 Mais facilidade para compartilhar arquivos com amigos ou colegas de trabalho.

Os arquivos salvos em nuvem são compartilháveis. E você pode dar acesso para que outras pessoas possam editá-los. Se preferir, também pode enviá-los por e-mail ou enviar o link do arquivo para que o seu colega possa visualizá-lo.

#4 Sabe aquele estresse quando você fecha um arquivo sem querer e acaba perdendo tudo o que tinha feito até então?

Com a computação em nuvem isso é impossível de acontecer.
Sabe por quê? Porque no armazenamento em nuvem os servidores fazem o back-up automático dos arquivos, sejam fotos, textos, apresentações ou outros. Isso é, tudo é salvo automaticamente na Internet e você não fica na mão, desde que esteja conectado à rede.

#5 E por último, mas não menos importante: não precisa instalar.

Acostumado a baixar editores de texto e planilhas eletrônicas para trabalhar ou estudar? Com o armazenamento em nuvem tudo fica salvo na Internet e você não precisa instalar esses programas ou atualizar. Mais economia de espaço para o seu dispositivo móvel e de dinheiro para o seu bolso.

Veja também como o armazenamento em nuvem beneficia as empresas.