Pode não parecer, mas o GIF já ultrapassou as três décadas de existência – mesmo com essa carinha marota de 12 anos.  A abreviação de “Graphics Interchange Format” (ou Formato para Intercâmbio de Gráficos, em uma livre tradução encontrada em vários sites) é sucesso absoluto da internet e sua utilização em conteúdos online já é tão comum quanto o “www” antes dos endereços de sites. E essa é uma boa mania.

Além de personificar piadas, contextos e estados de espírito, o GIF é uma forma versátil de apresentar ideias, resumos, portfólios e até ganhar status de obra de arte. O céu é o limite. Tanto que o Mashable chegou a chama-lo  de “Great Internet Fun” (Grande diversão da internet) em um artigo que reconta sua história (https://mashable.com/2012/10/19/animated-gif-history/#MQO_Xn6mfiqW).

Mas qual é a melhor maneira de você utilizá-lo em suas conversas diárias?  É bem simples.

Como enviar GIFs pelo Whatsapp.

– iOS

Clique em + no canto inferior esquerdo do chat > Fotos e Vídeos > GIF (também no canto inferior esquerdo).

Lá vai aparecer uma tela com alguns GIFs em destaque, além da barra de busca para você procurar opções que estejam de acordo com o contexto de sua conversa.

 

– Android

Depois de um período meio confuso para apreciadores de GIFs e todas as artimanhas criadas para seu envio nas conversas, o WhatsApp também resolveu o problema integrando sua busca na área de fotos e vídeos:

Clique em na área de emoji no teclado > GIF.

 

 

 

Como enviar GIFs pelo Messenger do Facebook

Nosso querido Zuck finalmente atendeu aos pedidos, reclamações e choradeiras dos usuários do Facebook que tanto queriam utilizar GIFs no Messenger.

O princípio é o mesmo:

Clique no 🙂 [smile] que tem na área onde você digita a mensagem > GIFs >  faça sua busca ou navegue pelas indicações que aparecem na parte superior.

 

 

Vale manter em mente dois importantes pontos:

– Como tudo na vida, você deve utilizar esse recurso de forma comedida e com bom senso. Preste atenção nas pessoas que estão nos grupos, no contexto da conversa e, principalmente, na abertura que você tem com quem vai receber o GIF.

– Esses apps podem alterar os procedimentos de envio de GIF, dependendo de quando você estiver lendo esse texto. Esteja sempre disponível para mudanças, alterações de funções e continue acompanhando nossas postagens.