Lá se vão os primeiros meses do IGTV rodando pelas telas de todos ligados nas redes sociais. Ainda se discute qual seria a real utilidade da plataforma na vida de seus usuários, mas os responsáveis pelo Instagram seguem tranquilos, sabendo que esse período faz parte da adaptação do app na vida de todos.

Lembra o tempo que levou para o Instagram vingar? Pois é.

Já sabemos que, neste primeiro momento, ele não vai derrubar o hábito das pessoas de assistirem/produzirem vídeos na horizontal, mas é o reforço que os fãs da vertical precisavam para consolidar a prática. Também é certa sua concorrência com YouTube, Twitch, entre outros. Mesmo assim, existe espaço suficiente entre público e produtores de conteúdo para todas essas plataformas. Ou seja, caso você sinta que está no ponto de sair por aí produzindo conteúdo, escolha a plataforma que converse melhor com sua rotina e seja feliz. Sempre tem lugar para mais um play na vida das pessoas.

Por hoje, continuamos com dicas para ter um canal bem completo no IGTV. Seguem aqui nossas sugestões:

– Conteúdo:

Os Simpsons (Reprodução)

Primeiro de tudo (e o mais importante): saiba o que você quer falar. Tenha bem claro no canal quais são seus temas. Pode ser algo bem específico (tipo criar um canal nostálgico sobre jogos de luta do Mega Drive lançados entre 1993 e 1996) ou sobre infinitas opções que surgirem no brainstorm. Você pode escolher qualquer caminho, desde que sua audiência te acompanhe e os vídeos sejam periódicos.

Muitos canais de marcas e influenciadores tiveram conteúdos de outras plataformas adaptados para o formato vertical. Não é legal. O ideal é captar na vertical, pode ser com celular ou câmera profissional, e já produzir pensando em como e quando as pessoas vão assisti-lo.

– Canal:

Modern Family (Reprodução)

Definido o tema, é hora de montar o canal. Não vamos repetir um passo-a-passo que ficou tão facilmente explicado neste tutorial criado pelo próprio Instagram. A criação do canal não é nada complicada e qualquer usuário pode ter seu espaço lá. Só não esqueça de preencher todos os campos, usar e abusar de hashtags, e saber surfar entre trending topics e conteúdos exclusivos. Acompanhe usuários parecidos com você, canais inspiradores ou perfis que estejam inovando em formatos. Qualquer referência vai ser legal para sua produção, basta você navegar e se perder entre os canais.

– Apps e Tutoriais:

The Big Bang Theory (Reprodução)

Vale tudo. Se você não tiver grandes conhecimentos técnicos, existem bons tutoriais com dicas técnicas para você trabalhar bem a imagem e recursos do seu canal. Você também não precisa ser nenhuma sumidade na edição, montagem e efeitos do vídeo, mas pode jogar bem com uma série de aplicativos disponíveis para facilitar ainda mais a sua vida.

– Banda Larga:

Procurando Nemo (Reprodução)

Claro que ter uma boa banda larga é o ideal para você não transformar a diversão em longos momentos de espera e desânimo enquanto aguarda o upload do seu vídeo. Ninguém merece esperar uma maratona de Senhor dos Anéis para subir um vídeo de dez minutos, né? Caso você esteja sofrendo com isso, deixa que a Copel Telecom pode cuidar direitinho do seu caso, e seu canal estará sempre atualizado. Vem com a gente.