Você sabia que de 2012 para 2016, o número de idosos que usam a internet subiu de 8% para 19% no Brasil? Os dados fazem parte da pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e mostram pra gente como a inclusão digital na terceira idade está avançando a passos largos por aqui. Que bom, não é mesmo?

As vantagens da internet para os idosos

Além de trazer informação e facilitar o relacionamento com parentes e amigos distantes, a utilização da internet pode melhorar a saúde dos idosos. E alguns estudos científicos mostram isso, veja só!

Memória
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, aponta que a utilização da internet pode melhorar a memória das pessoas mais velhas, reduzindo o número de esquecimentos que, naturalmente, aparecem com mais frequência na medida em que envelhecemos.

Saúde mental
Além disso, um estudo publicado na revista científica PLoS One aponta que mexer no computador e navegar na web melhora a saúde mental da terceira idade – os riscos de desenvolvimento de demência podem diminuir até 40% em idosos com o hábito.

Depressão
A Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, também descobriu que a chance de desenvolver depressão pode cair até 30% para os idosos que mantém contato com as pessoas por meio das redes sociais.

Golpes de internet para idosos: fuja deles!

Alguns golpes circulam pela internet e podem enganar bastante gente – inclusive o pessoal da melhor idade que está aprendendo a separar as informações seguras das contaminadas. Por isso, confira nossas dicas e passe longe de ciladas virtuais.

  • Se uma pessoa pedir a sua senha, não passe: nem a senha do e-mail, nem a das redes sociais e muito menos a bancária, combinado? Nenhuma dessas instituições solicita a senha fora do campo adequado de preenchimento – que é aquele que você digita para entrar no seu perfil ou conta de banco. Então, se alguém chegar dizendo que é da equipe e que precisa do seu passe, feche a conversa imediatamente.
  • Faça compras somente em sites confiáveis: além de procurar por lojas que já têm credibilidade, é legal ficar atento a alguns detalhes que mostram a segurança do portal de compras, como o uso do HTTPS antes do endereço e o certificado digital.
  • Não abra links estranhos, mesmo que um conhecido tenha mandado: junto da tradicional dica de não acessar e-mails ou baixar arquivos de desconhecidos, está a de fugir de links estranhos que aparecem no WhatsApp e, muitas vezes, são enviados pelos próprios contatos. Se, do nada, surgir um link na conversa, não custa perguntar se foi a pessoa mesmo que te enviou.
  • Também fuja de promoção boa demais para ser verdade: outra coisa bem comum, antes feita por telefone e agora pelo WhatsApp, são promoções e prêmios aleatórios. Links para você clicar e ganhar muitos reais em compras, ou solicitação dos seus dados pessoais para concorrer a um carro, por exemplo, são ações que têm nomes bem diferentes de premiação: chamam-se vírus e golpe.

Navegue seguro: táticas para aproveitar a internet tranquilo

Foi-se o tempo que a internet era terra de ninguém. Hoje, tudo o que a gente faz pode ficar registrado por anos nos servidores de redes sociais. Mas não se assuste: com um comportamento bacana você só tem a ganhar na internet, independentemente da sua idade.

  • Penso, logo compartilho: sempre pense bem antes de dividir um conteúdo ou uma opinião pela internet. Se for repassar uma notícia, a dica é verificar se é verdadeira, antes. Caso você queira opinar, cuidado para não ofender as pessoas. Respeito é tudo de bom! \o/
  • Cuide da sua privacidade: compartilhar fotos e bons momentos é bem legal mesmo. Mas é importante evitar a exposição do seu endereço, número de celular e fotos que mostrem a sua casa, sua família e os ambientes que você sempre frequenta. Escolha uma ou outra imagem e divida só com os amigos – nas redes, é possível impedir que estranhos vejam suas coisas com ferramentas de bloqueio.
  • Não aceite todos os pedidos de amizade: se você não quer usar a internet para ser famoso, mas, só quer se divertir, avalie bem os pedidos de amizade antes de aceitar. E se aceitar quem não conhece, cuidado para não compartilhar informações pessoais.

Colocando em prática essas dicas de segurança (que são boas para todas as idades, né?) você pode aproveitar tudo de bom que existe na web!

Ah, e olha que bacana: aqui na Copel Telecom usamos o IPv6, que é uma evolução do IPv4. Em outras palavras é uma tecnologia mais nova que, entre outras coisas, traz mais segurança para a sua navegação.