Areia, mar, comida boa, espetáculos da natureza e um belo passeio por construções históricas – está aí o tipo de programação que tem tudo a ver com férias de verão, não é mesmo? E se você acha que para curtir essas atrações é preciso viajar longe, temos algo fantástico para contar: no litoral do Paraná você encontra tudo isso e pode montar um roteiro turístico bem legal.

E para te ajudar nessa, preparamos uma lista com dez dicas do que fazer durante o verão no litoral paranaense. Ah, e se você é do tipo que gosta de descansar conectado, tem mais uma novidade: estamos em 118 pontos das cidades litorâneas oferecendo conexão Wi-Fi gratuita. Tudo com a qualidade Copel Telecom.

E aí, vamos montar essa lista de passeios? Vem com a gente!

Clássicos paranaenses: paisagem, cultura e gastronomia

Se você é paranaense nato ou já mora no estado, sabe que algumas programações são grandes clássicos do litoral. E faz sentido, porque elas juntam tudo que há de bom: vista bonita, comida boa e cultura.

Dica #1: curta um passeio de trem
O trajeto de trem para Morretes ou Antonina é uma atração e tanto. Ele passa pela Serra do Mar, que tem picos com mais de 1,5 mil metros de altura e esbanja as belezas da Mata Atlântica com árvores, grutas e cascatas. É como se locomover dentro de uma pintura! Além disso, você pode saborear pratos típicos no próprio vagão e fazer um tour pelas cidades quando chegar.

Dica #2: delicie-se com comidas típicas
Em Morretes você pode saborear um delicioso barreado, prato típico do Paraná. Em Antonina, a dica é experimentar o peixe na telha. Já em Guaratuba, o Caminho das Ostras é a pedida certa para os apreciadores do molusco em vários tipos de preparo.

Ainda tem o Cambira, famoso prato caiçara que mistura peixe e banana, em Pontal do Paraná. Além disso, todas as praias oferecem uma boa variedade de porções de frutos do mar, comidinhas de boteco e buffets de sorvete. É de voltar para casa bem satisfeito!

Dica #3: faça um roteiro cultural
Em Antonina e Morretes, você pode apostar em uma caminhada pelas construções históricas – a alegria colorida das casinhas misturada à sensação nostálgica das ruínas forma uma combinação encantadora.

Você ainda pode passear pela estrada de ferro de Paranaguá, e lá mesmo curtir o Museu do Instituto Histórico e Geográfico da cidade. Fotos lindas e momentos para guardar na memória não vão faltar.

Dica #4: visite o Morro do Cristo
Em Guaratuba, o Morro do Cristo é um mirante de tirar o fôlego – e não é por causa da subida. A vista para o Oceano Atlântico e para a cidade inteira é que arrancam suspiros.  E por falar em caminhada, ela é tranquila: o caminho é por escada, os degraus são bem baixinhos e você pode ir parando para descansar.

Dica #5: ande pelos mercados municipais
Para saborear aquele delicioso café da tarde ou levar uma lembrancinha para casa, o Mercado do Artesanato e o Mercado Municipal do Café em Paranaguá estão te aguardando.

Agora, se você procura peixes e camarões frescos, dignos de programa de culinária, anota aí: o Mercado Municipal e o Mercado da Praia em Guaratuba, e ainda, o Mercado Municipal do Peixe em Matinhos têm um oceano de especialidades.

Conecte-se: Em Guaratuba, Matinhos, Morretes, Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná você encontra dezenas de pontos de Internet Wi-Fi da Copel Telecom para usar de graça. Clique no nome das cidades para ver a localização exata!

Leia também: 4 cuidados que você precisa ter com seu celular e tablet na praia

Ecoturismo e esporte: saúde em contato com a natureza

Quem gosta de aproveitar o verão para curtir tudo que a natureza tem de bom, pode se animar: o litoral paranaense tem lugares bastante especiais para esse tipo de passeio.

Dica #6: montanhismo e escalada
É fã de subir e descer boas alturas? Pois no litoral paranaense estão as principais montanhas do estado, como o Conjunto Marumbi em Morretes e o Parque Estadual Pico Paraná em Antonina. Além disso, as pedras da Ilha do Mel são uma ótima opção para quem deseja praticar a escalada.

Dica #7: rapel e voo
Você também pode descer cachoeira de rapel em lugares como o Salto da Fortuna em Morretes. E se o seu objetivo é se sentir livre, leve e solto, pode voar de paraglider do Morro do Boi, em Matinhos.

Dica #8: ciclismo
Que tal pegar a bike e conhecer quilômetros de beleza natural e histórica? Então a dica é um passeio pela Ilha das Peças em Guaraqueçaba ou pela Ilha do Mel e aproveitar a paisagem enquanto pedala.

Dica #9: caminhada
Para quem prefere roteiros a pé, opção também não falta: as orlas das praias dão direito a caminhadas despretensiosas e tranquilas. Já os recantos naturais como o Caminho do Itupava em Morretes e o Parque Nacional do Superagui em Guaraqueçaba são trajetos perfeitos para andar cercado de verde e embalado pelo canto dos passarinhos.

Dica #10:  rafting
Já quem tem vontade de se molhar na água doce, pode descer o Rio Cachoeira em Antonina e se refrescar de um jeito bem aventureiro!

Conecte-se: As orlas e a Ilha do Mel também têm pontos de Wi-Fi gratuito da Copel Telecom para você aproveitar!

Com mais de 100 quilômetros de extensão, nove municípios e vários balneários, as cidades litorâneas paranaenses têm tudo que você precisa para deixar o seu verão ainda mais divertido. E conte com a gente para compartilhar todos esses momentos!

Confira aqui o mapa completo de onde você pode aproveitar a internet Wi-Fi gratuita da Copel Telecom.