O mais comum entre as operadoras na hora de vender pacotes é montar combos de TV, telefonia e internet por um preço baixo. Mas precisamos ficar atentos a algumas pegadinhas: o preço, normalmente, é válido por apenas 3 meses e você precisa ficar atento à isso antes de assinar o seu contrato, que só poderá ser cancelado depois de 12 meses sob pena de multa.

Antes de contratar internet, é importante pesquisar qual o melhor serviço para você e o quanto você vai utilizar de banda larga. Se você costuma acessar jogos, fazer upload e downloads, assistir filmes e baixar músicas, é melhor uma banda larga um pouco mais potente para atender a todas as suas demandas.

As dificuldades do consumidor em contratar internet

Atualmente, a maior dificuldade do consumidor é conseguir contratar apenas um serviço avulso, como apenas a internet. As operadoras costumam insistir em vender a telefonia junto com a banda larga, o que é caracterizado como venda casada, prática proibida pelo Código do Consumidor, e há dificuldade de cancelamento de um dos serviços quando deseja.

Outra prática comum é vender o valor de um serviço avulso mais caro do que seria dentro de um combo, o que também é proibido, pois o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor prevê que o valor avulso não pode ser maior do que o valor apresentado em um combo.

Se você comprou um combo e algum dos serviços não funciona corretamente, você tem todo o direito de cancelar sem pagar multas, assim como no produto avulso que não cumpre com as exigências previstas.


É importante ler o contrato de internet com atenção, por mais extenso que seja, para não cair nessas pegadinhas e garantir os seus direitos como consumidor.


A Copel Telecom oferece uma banda larga potente, com fibra ótica, que chega com toda a velocidade contratada na sua casa e não exige o contrato de telefonia junto. Todos os planos podem ser consultados pelo site ou através do número: 0800 41 41 81. Você receberá todas as informações necessárias para contratar a sua banda larga.