Os 3 principais sistemas operacionais utilizados hoje são o Windows, Mac e Linux, nessa mesma ordem. Em cada sistema, existe um navegador que tem um melhor desempenho de acordo com a memória e velocidade de cada sistema.

Internet para Windows, que está com a versão 1.0, lançada em 2015, as melhores opções são Firefox e Google Chrome. Apesar do Internet Explorer ser próprio do sistema, ele não tem um bom desempenho e a avaliação dos usuários é bem baixa.

Internet para Linux, um sistema menos utilizado, o Google Chrome atende perfeitamente as demandas. Isso se deve porque é um navegador leve, de usabilidade simples e conta com várias extensões e aplicativos legais, que se moldam a cada necessidade de cada usuário.

internet para MAC, o navegador próprio do sistema, o Safari, é perfeitamente adequado e tem um excelente desempenho e avaliação dos usuários. Ele funciona bem tanto no Mac quanto nos dispositivos mobile da Apple. Mas o sistema aceita outros navegadores também, dentre eles o Google Chrome também é o que tem melhor desempenho.


Vale lembrar que o desempenho de todos os navegadores depende não só do sistema operacional, mas da velocidade e qualidade da internet utilizada.


A Copel conta com banda larga e extra larga em fibra ótica, oferecendo o maior upload do mercado, sem filtros ou franquias, e entregando 100% da velocidade contratada. Assim, você pode utilizar o sistema e navegador de sua preferência sem se preocupar.

Confira aqui os planos de banda extra larga da Copel Telecom e veja se a rede de fibra óptica já atende a sua região.