Cyber crime investigator

Você já se deparou com uma notícia na internet que deixou uma pulguinha atrás da orelha? Os boatos na internet são frequentes nas redes sociais e, geralmente, convencem a maioria das pessoas com imagens e histórias falsas. Mas você sabia que existem sites que possuem a missão de desmascarar essas notícias e identificar os boatos na internet? Confira!

Verdadeiro ou falso?

Digamos que você recebeu uma mensagem no Whatsapp sobre um inseto que está disseminando uma doença mortal desenfreada no mundo inteiro. Ele saiu de outro país, atravessou oceanos, está se proliferando rapidamente e você precisa ajudar a conscientizar a sociedade sobre o assunto. #CorramParaAsMontanhas

Bom, antes de compartilhar uma notícia como a do exemplo acima, dá uma olhadinha nos sites: Boatos.org, E-Farsas ou Verdade Absoluta. Neles, você encontra várias notícias explicando sobre insetos mortais, doenças alarmantes, acontecimentos surreais, eventos catastróficos, entre outros boatos que geralmente são compartilhados pelas pessoas. Na maioria dos casos, é só um alarme falso e falta de informação e pesquisa.

Boatos x pós-verdade

Todo ano a Oxford Dictionaries divulga um termo elegido como a palavra do ano. O de 2016 foi o “pós-verdade” e seu significado. Neste caso, o que caracteriza o termo “pós-verdade é: que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”.

Ou seja, muitas vezes os boatos convencem mais do que fontes confiáveis. Isso significa que as pessoas acabam sendo convencidas a acreditar em determinado “fato” mesmo quando há diversas coisas que comprovam que ele não é verídico, porque o apelo emocional sobrepõe o racional.

Segurança na internet

As notícias que são disseminadas como boatos na internet podem prejudicar a segurança dos usuários. Por quê? Em muitos casos, as notícias são ou contêm vírus que interferem na conexão e causam danos ao sistema do seu aparelho eletrônico, seja ele computador, smartphone, tablet, entre outros.

Por isso, além de sempre buscar saber se determinadas notícias são verdadeiras ou não, é aconselhável evitar acessá-las em sites suspeitos, que não apresentam os quesitos necessários de segurança na internet.

Quer saber de um fato verídico?

A nossa internet garante alta velocidade e estabilidade de sinal para você aproveitar todos os benefícios do mundo virtual. Toda a estrutura de fibra óptica que a gente oferece é conectada desde o nosso servidor até o modem da sua casa. Conheça os nossos planos de banda extralarga e veja se já estamos disponíveis na sua região. Qualquer coisa, ligue: 0800 41 41 81.

Fontes: Nexo Jornal, Boatos.org, E-Farsas, Verdade Absoluta.