sinal wi-fi

A rede wi-fi vem tomando conta das nossas casas. Mesmo famílias pequenas estão a cada dia com mais e mais equipamentos domésticos ligados na internet sem fio. Com vários roteadores morando juntos, por exemplo, em um mesmo condomínio, o sinal do wi-fi acaba sendo prejudicado.

Como resolver?

É possível monitorar o sinal do seu wi-fi por meio de aplicativos ou sites de medição de qualidade da internet, como o SIMET, do NIC.br, ou o Wi-fi Analyzer. Em uma busca simples na internet, você vai encontrar várias sugestões desses aplicativos e de como utilizá-los para monitorar o sinal da rede sem fio do seu roteador e dos demais roteadores que estão por perto.

Melhores canais, melhores locais

Diversos desses aplicativos permitem configurar os canais por onde sua rede vai funcionar, melhorando a qualidade do sinal wi-fi.

Outra funcionalidade comum dos aplicativos de monitoramento de wi-fi é informar em quais locais da casa o sinal está melhor. Desta forma, você adapta o uso dos seus dispositivos ligados à internet e escolhe a melhor posição para manter o roteador.

Alto, em cima

Lembramos que o melhor lugar para o roteador permanecer em geral é:

  • no centro da casa: o sinal do roteador é emitido para todos os lados; se colocado no canto da casa, metade do sinal irá pra fora; no meio da casa, o sinal será distribuído de maneira mais homogênea.
  • em lugar relativamente alto (entre 1,5 e 2 metros do chão): desta forma, o sinal terá menos barreiras com objetos que ficam em cima de mesas e balcões, por exemplo.
  • onde esteja livre: jamais coloque o roteador dentro de armários ou guarda-roupas, ele precisa ficar livre pra que o sinal se espalhe tranquilo.
  • onde esteja leve e solto: evite bloquear as saídas de ventilação do roteador, igual você cuida da ventilação, por exemplo, do seu computador.
  • longe de aquários, sempre que possível: a água pode absorver as ondas eletromagnéticas e funcionar como uma barreira.
  • pertinho dos dispositivos: embora o sinal wi-fi se espalhe pra todos os lados, é fato que, quanto mais perto o dispositivo móvel estiver do roteador, melhor será o sinal. Se sua casa for grande ou tiver muitos obstáculos – como paredes ou móveis – considere a ideia de instalar replicadores de sinal wi-fi.

Fibra óptica x Wi-fi

A Copel Telecom lembra que a conexão de internet via fibra óptica, com cabos diretamente conectados a computador, televisão e demais dispositivos, sempre terá qualidade melhor. A velocidade que a Copel Telecom garante, tanto para download, quanto para upload, é sempre pela fibra óptica.

Se ainda tiver problemas, ligue pra gente

Se depois de monitorar o sinal da sua rede sem fio, trocar os canais por onde ela irá passar, colocar o seu roteador no melhor lugar da casa, ainda assim você tiver problemas, ligue pra Copel Telecom e verifique se podemos ajudá-lo: 0800 41 41 81.

Conheça nossos canais de atendimento.