Um bate-bola clássico que rola entre Japão e Brasil aconteceu longe dos campos. O desenho Captain Tsubasa,  exibido hoje no Brasil pelo CN Já!, é o encontro de uma paixão em comum entre os dois países: o futebol.

Criado no início dos anos 80, o anime é uma adaptação do mangá que conta a história de Oliver Tsubasa, um jovem garoto com um talento bem especial para os campos. Entre todas as diferentes fases da série, acompanhamos vários  momentos marcantes de sua vida. Da descoberta do esporte na infância, até o sucesso na seleção japonesa e sua temporada jogando no São Paulo F.C. e Barcelona.

Ao longo de suas mais de três décadas de trajetória, Tsubasa serviu como estímulo e propaganda do futebol entre os japoneses. Há relatos que confirmam a importância do desenho na popularidade do esporte por lá. Normalmente seus novos episódios eram lançados próximos de alguma Copa do Mundo.

 

Lançado no Brasil sob o título de Super Campeões, o desenho é o mundo ideal para fãs de animes e futebol. As disputas em campo ganhavam ares de batalha, com jogadas mirabolantes, corridas eternas pelo campo e muito tempo com os jogadores voando para alcançar a bola. Muito tempo. No clima de Cavaleiros do Zodiáco, uma disputa de bola em Captain Tsubasa podia durar dois episódios completos.

Por mais que exista uma certa confusão entre as diferentes temporadas do desenho (algumas focam na infância de Oliver, outras em sua trajetória em times famosos e tem também sua vitória da Copa do Mundo), o CN Já! disponibilizou uma das temporadas completas do anime, sem confusões. Perfeito para maratonas de final de semana e para matar aquela saudades da programação russa que tínhamos um mês atrás.