Recentemente, a Amazon e o Google lançaram no Brasil suas caixas de som inteligentes equipadas com assistentes de voz: a Echo Dot, com a Amazon Alexa, e a Nest Mini, com o Google Assistant. Com elas, a casa inteligente e hiperconectada se torna, cada vez mais, uma realidade no país.

Isso porque, ainda que a automação residencial não seja uma novidade, o custo para o desenvolvimento de projetos e a aquisição de sistemas, sensores e outras tecnologias sempre foi muito alto.

No entanto, com a chegada das assistentes pessoais da Google e da Amazon, o setor se populariza. Tanto a Amazon Echo Dot como a Google Nest Mini têm preços a partir de R$ 350 e já estão disponíveis em português.

As pequenas caixas de som podem ser colocadas em qualquer cômodo da casa e, ao serem conectadas a uma rede Wi-Fi, passam a atender comandos de voz do usuário. Além disso, podem ser integradas facilmente a diferentes objetos inteligentes, como luzes, ar-condicionado, eletrodomésticos e sistemas de segurança, tornando nossas rotinas mais práticas, automatizadas e simples.

E esse é só o primeiro passo na transformação dos lares em casas conectadas. O relatório Gartner prevê, por exemplo, que até 2025 haverá mais de 25 bilhões de aparelhos conectados no mundo.

Eles farão parte da expansão da revolução trazida pela Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT), conceito que leva em conta a transição da atual comunicação por rede para uma nova lógica onde objetos terão capacidade de se comunicar com humanos e entre si. Ou seja, o seu celular, o seu carro, a sua geladeira ou qualquer coisa que otimize seu tempo no dia a dia, vai interagir com outros objetos através de comandos enviados por você para facilitarem suas atividades.

Mas, como será a casa conectada e a Internet das Coisas nos próximos anos?

Dê uma olhada nas informações abaixo e veja como a casa inteligente de amanhã está ganhando forma hoje:

CARROS CONECTADOS

Até 2025, serão mais de 470 milhões de carros conectados no mundo.

LUZES INTELIGENTES

Até 2020, 37 milhões de casas terão um sistema inteligente de iluminação.

RELÓGIOS E MONITORES ESPORTIVOS 

33% da população mundial já monitora e acompanha dados individuais sobre saúde e atividades físicas por meio de dispositivos e aplicativos online.

FECHADURAS SMART LOCK

13% dos consumidores nos EUA têm interesse em instalar fechaduras smart lock em seus lares.

CIDADES INTELIGENTES

Até 2025, serão mais de 88 cidades inteligentes espalhadas pelo mundo.

ASSISTENTES DE VOZ

Nos lares nos EUA, há 76 milhões de assistentes de voz conectados e ativos.

SMART TV

Em 2019, 50% dos televisores de todo o mundo serão smart TVs.

 E a sua casa, está preparada para essa revolução? Tenha em mente que, para atender essa demanda de vários dispositivos que precisam de uma boa internet para interagir, é preciso investir em uma internet banda larga.

A Copel Telecom tem banda extra larga, com estabilidade de sinal que se mantém desde a origem (servidor) até o destino (modem da sua casa). Acompanhando o avanço tecnológico, conta também com a qualidade de 100% de fibra óptica para turbinar sua navegação em banda larga, sem filtros e franquias, com o maior upload do mercado e entregando 100% da velocidade contratada.

Confira aqui os planos de banda extra larga de fibra óptica da Copel Telecom.