Com 800 milhões de usuários por mês e 500 milhões todo dia, o Instagram virou uma ótima plataforma para vender. Por isso, se você tem uma loja e ainda não aproveita os benefícios da rede social, é melhor se apressar! Isso porque a ferramenta lançou, em março de 2018, uma nova aplicação para lojas e negócios: a possibilidade de vender produtos diretamente no perfil da rede.

Então, que tal aproveitar a conexão ultraveloz da Copel Telecom para usar o Instagram a favor do seu negócio? Pensando nisso, preparamos um passo a passo para que você conheça como é a nova funcionalidade de anúncios de produtos no Instagram. Confira!

Para começo de conversa

Antes de começar, é importante deixar seu perfil no Instagram preparado, ou seja: você precisa de um perfil comercial, ter a versão mais recente do aplicativo instalada no seu celular e sincronizar uma loja configurada no Facebook.

Isso mesmo, o Facebook e o Instagram são conectados e, para anunciar produtos no Instagram, você precisa primeiro ter uma loja com produtos catalogados no Facebook. Não sabe como fazer isso? Nós vamos te explicar abaixo:

• Em sua página no Facebook, clique em Configurações.
• Clique em Editar Página na coluna da esquerda.
• Role a tela para baixo e clique em Adicionar uma guia.
• Clique em Adicionar guia, ao lado da guia Loja.
• Clique em Fechar.

A seção loja permite que você adicione os produtos e informações sobre eles, criando um catálogo de produtos no Facebook. Agora acompanhe nosso passo a passo para criar uma loja no perfil do Instagram.

1) Obtenha a aprovação para usar o “Compras no Instagram”

Se o seu perfil já é comercial e está conectado a um catálogo de produtos no Facebook, sua conta será aprovada para usar o recurso Compras. Segundo o próprio Instagram, essa aprovação pode levar alguns dias.

2) Ative a marcação de produtos

Acesse seu perfil no Instagram, toque em Compras, depois toque em Continuar e selecione um dos catálogos de produtos. Depois toque em Concluir.

Se a opção Compras não aparece nas configurações de seu perfil comercial, é porque a solicitação ainda está em análise.

3) Marque produtos em suas publicações

Depois que o recurso Compras estiver liberado você pode marcar os produtos nas publicações de sua loja. É fácil: selecione uma foto e adicione legenda e filtros normalmente. Toque nos produtos que deseja marcar – funciona igual a marcação de amigos nas fotos do perfil pessoal. Depois é só clicar em Concluir e, então, Compartilhar.

Você pode marcar até 5 produtos por imagem publicada, ou criar um carrossel com várias imagens e publicar até 20 produtos.

4) Conquiste a aba “Loja” em seu perfil

Só quando você fizer 9 publicações marcando os produtos, conforme o passo a passo que descrevemos, seu perfil vai receber a aba “Loja” logo abaixo da bio, na página inicial. Ao clicar em Loja os consumidores serão direcionados para uma página que vai exibir todas as imagens com produtos marcados.

As fotos com produtos vão receber o ícone de uma sacola no canto superior direito. Ao clicar na foto, os seguidores veem informações do produto e o preço. Se clicar em “Comprar agora” o comprador será direcionado para o site em que o produto está à venda.

Internet para empresas

A internet é ferramenta essencial para o trabalho de lojas e empresas, não é mesmo? A Copel Telecom oferece planos com ultravelocidades conforme a necessidade de seu negócio. Conheça todos os planos Copel Fibra, com banda simétrica e 100% da velocidade contratada, e escolha o melhor para sua empresa.

Fontes: Exame, Instagram e Central de Ajuda do Instagram.