Você sabia que 95% da população online brasileira acessa o YouTube? O dado é apresentado no relatório da própria Google – e essa informação mostra pra gente por que tantas pessoas querem saber como fazer um canal no mais famoso site de vídeos: a audiência é grande!

E se você faz parte da turma que deseja compartilhar conteúdos legais na internet, a gente vai te ajudar! Preparamos um miniguia de como criar o seu canal no YouTube!

Além disso, selecionamos as principais dicas para ter mais visualizações: editar o vídeo, entender o público e contar com uma internet com fibra óptica de ponta a ponta como a da Copel Telecom são algumas delas.

Vamos lá?

Como fazer um canal no YouTube: passo a passo

Antes das dicas de como fazer vídeos legais para ter mais visualizações, anota aí como criar o canal no YouTube:

• Passo 1: crie uma conta no Google. Possivelmente, você já tem e-mail do Gmail, acertamos? Se tem, já tem também a conta no Google. Se não, é preciso criar. É fácil – clique aqui e preencha o formulário.

Importante: se você já tem a conta no Google mas quer criar um canal com outro nome, é só selecionar sua lista de canais e escolher a opção criar novo canal. E já pode pular para o passo 4.

• Passo 2: com o login e senha da sua conta no Google, conecte-se no YouTube.

• Passo 3: clique no o seu perfil – a bolinha com a sua inicial, que fica no canto superior direito da tela. Várias opções vão aparecer, selecione a meu canal.

• Passo 4: agora, clique no botão azul – personalizar canal.

• Passo 5: neste momento, você pode enfeitar o seu canal no YouTube, dar uma cara bem bonita para ele. Clique em adicionar arte e selecione um arquivo do seu computador. A dica é já ter uma imagem montada – o tamanho ideal sugerido é de 2560px por 1440px.

• Passo 6: seu canal já está criado! Agora é só subir os vídeos em uploads. Para fazer isso, clique em envie um vídeo, selecione o arquivo do computador e dê ok. Ele vai ser transferido para o YouTube. Escolha o nome da publicação, faça uma breve descrição do conteúdo e clique em publicar. Pronto!

Como ter mais visualizações nos vídeos do YouTube: dicas

Algumas técnicas te ajudam a deixar os vídeos mais atraentes e, com isso, você ganha mais visualizações. Confira:

• Capriche no conteúdo: para uma piada, uma aula de matemática, um tutorial de como fazer quindim ou para qualquer que seja o tema do seu vídeo, o mais importante é caprichar. Isso significa produzir um vídeo que, de fato, passe um conteúdo de qualidade para o internauta.

• Entenda o seu público: saber quem você quer atingir é essencial para que seus vídeos tenham bons índices de visualização. Isso porque, conhecendo o público, fica mais fácil de falar a linguagem dele e conquistá-lo.

• Faça boas edições ou aposte em vídeos curtos: se você fizer vídeos compridos, editar é importante. Corte ou acelere partes mais monótonas, acrescente música e até efeito visual caseiro vale! Agora, se você não tem como aproveitar truques de edição, a dica é fazer vídeos mais curtos – no máximo cinco minutos.

• Divulgue seus conteúdos: aproveite as redes sociais para compartilhar suas criações – tanto no seu perfil pessoal quanto na página do canal nas mídias sociais.

• Conte com equipamento e internet de qualidade: quem não adora ver imagens bonitas e ouvir som sem ruído, né? Isso atrai visualizações. Por isso, usar câmera e microfone de qualidade é importante. A notícia boa é que você não precisa gastar muito para isso – equipamentos amadores e até celulares, hoje em dia, já ajudam bastante.

Além disso, é bacana contar com uma internet ultraveloz. Na Copel Telecom, a fibra óptica é de ponta a ponta e te ajuda a fazer o upload dos conteúdos rapidamente. Você não perde tempo para manter o seu canal atualizado e cheio de views!

Leia também: 6 youtubers gamers 100% paranaenses (mas nem tanto) que você precisa conhecer