Seis pontos para você entender como funciona a fibra óptica

Entender como funciona a internet por fibra óptica não é complicado. Primeiro, você já sabe que a fibra óptica é uma das principais inovações tecnológicas da nossa era, certo?

E não somos nós dizendo isso. São produtores de games, séries em streaming, filmes, músicas e qualquer outro tipo de criador de conteúdo online que hoje faz parte de sua rotina diária. Todos eles conseguiram evoluir um pouco mais porque hoje possuímos uma maneira eficaz de transmitir dados em alta qualidade.

Pode até não ser evidente, mas essa inovação talvez entre para a história da humanidade da mesma maneira como a criação do microfone e do LP mudaram a história da música. O primeiro aproximou o público do palco em qualquer ambiente (e volume) enquanto o segundo contribuiu para a criação de músicas mais longas, sem se preocupar com a duração das faixas que iam registradas nos discos compactos.

É a tecnologia contribuindo com o mundo das artes (e vice-versa).

Mas agora vem aquela dúvida que não quer calar: você sabe o que é e como funciona a fibra óptica?

A Copel preza pela qualidade na entrega de sua internet por fibra óptica e adora falar sobre o tema. Vamos lá:

1) O que é fibra óptica?

Primeiramente, é “óptica” mesmo. Não “ótica”. O termo com “p” vem da área da Física que estuda as propriedades da luz, enquanto a segunda versão é relacionada aos ouvidos, graças a sua origem grega. Você já deve ter visto alguma imagem mostrando o interior de uma fibra óptica com… luz!

2) Como funciona a fibra óptica?

O interior do cabo é composto por um núcleo de filamento de vidro, revestido por um material isolante de ondas eletromagnéticas. A luz que atravessa o cabo traz dados binários e vem refletida em todo interior, com a qualidade que você precisa para fazer aquela maratona de séries em algum final de semana preguiçoso.

3) Qual é a vantagem?

A fibra óptica é revestida por um material que não sofre interferências de ondas eletromagnéticas de outras redes. Ela chega sem nenhum obstáculo em sua casa e acabou se tornando um importante recurso para qualquer meio de comunicação atual.

4) Qual é a estrutura de um cabo de fibra óptica?

Um cabo de fibra óptica tem diversas camadas importantes para o funcionamento da internet. Vamos entender quais são?

Núcleo

No centro do cabo a mágica acontece. Essa camada conhecida como Núcleo também pode ser chamada de Core e trata-se da via por onde os feixes de luz trafegam longas distâncias. Ela é a fibra óptica na sua essência.

Camada de refração

Conhecida também como Cadding, trata-se de um revestimento sobre a fibra de vidro e é responsável pela propagação dos feixes de luz. Em outras palavras, a missão dessa camada é impedir que as luzes se percam no caminho – ou seja, a refração serve para garantir um bom aproveitamento dos sinais.

Revestimento interno

Por cima da camada de refração há um revestimento próprio para evitar que a iluminação externa atinja a fibra óptica. Assim, a luz de fora não interfere nos sinais luminosos que levam a internet até você e você à internet.

Fibra de fortalecimento

Mais uma camada é adicionada com a intenção de proteger: a fibra de fortalecimento ajuda a diminuir o impacto de forças externas sobre a fibra de vidro, que é por onde a luz viaja.

Proteção plástica

Por fim, a proteção plástica é adicionada – essa é a parte que a gente vê. Ela serve para garantir a integridade dos componentes internos e do usuário também.

5) Qual a diferença entre a internet de fibra óptica e a internet convencional?

Como vimos, a fibra óptica utiliza a luz para transmitir dados. Portanto, a principal característica da internet de fibra óptica é que seu funcionamento acontece na velocidade da luz. Ou seja: a troca de informações é mais rápida.

Outra diferença importante é que, por trabalhar com sinais de luz, a conexão por fibra óptica não sofre as influências que uma conexão convencional costuma receber – como interferências eletromagnéticas ou climáticas, por exemplo.

6) Preciso ter um equipamento moderno para usar fibra óptica?

Certamente, a velocidade com que você navega também tem relação com a qualidade do seu processador, espaço de memória RAM e outros componentes do dispositivo. Mas, fibra óptica não exige um computador, celular ou tablet ultrapoderoso para funcionar. Se você consegue navegar com uma conexão convencional de ADSL, a chance de que você também possa usar a fibra óptica é bem grande!

Gostou de entender mais sobre a fibra óptica? Temos mais uma coisa para te contar. A Copel Telecom oferece uma vantagem extra: a nossa fibra óptica vai até seu modem. Isso mesmo, a nossa conexão de fibra óptica é de ponta a ponta, de verdade. Com isso, a velocidade da conexão que você contrata realmente chega até seu roteador e você pode jogar, assistir séries e ouvir música com qualidade.

Clique aqui e fique por dentro dos planos e preços disponíveis para a sua região. Ou ligue: 0800 41 41 81.