Imagine que você quer aprender um novo idioma. Qual a primeira coisa que você faz para atingir esse objetivo? Certamente, você pensou “procuro uma escola de idiomas”. E onde você encontraria isso? Se fosse há 15 anos atrás, a lista telefônica seria sua resposta. Mas hoje, é quase impossível pensar em outra coisa que não seja pesquisar no Google.

O Google se tornou uma espécie de “lista telefônica universal”. É lá que encontramos quase de tudo. Basta alguns segundos para o sistema processar milhares (ou até milhões) de páginas e sites que tenham a ver com seu tema de interesse. Você já parou para pensar em como o site faz isso? E qual o critério utilizado para definir os primeiros resultados a aparecerem?

Este é o último episódio da série Como ganhar dinheiro em casa com a internet. Se você tem interesse em fazer uma renda a mais no conforto do seu lar, confira agora as dicas do Blog Conecta sobre como lucrar com consultoria de SEO. Bora?

Mas o que é SEO e qual sua importância?

SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado ao conjunto de estratégias voltadas para otimizar o ranqueamento de páginas em sites de busca (como o Google e o Bing). Por exemplo: quando você digitar no Google “aprender francês online”, inúmeras opções vão aparecer na tela inicial, não somente resultados que utilizem as três palavras juntas. Os termos digitados por você são chamados de “palavras-chave” e todos os resultados que o site encontrar vão girar em torno delas.

Porém, os primeiros resultados serão aqueles que otimizarem a distribuição dessas palavras-chave. Cada detalhe no link encontrado é crucial na hora de o Google encontrar uma página e oferece-la ao usuário. Por isso, é importante um trabalho de consultoria atento e planejado sobre como essas informações estarão dispostas.

Como e por quê ganhar dinheiro com SEO?

Um empreendedor que quer ver seu negócio rendendo sabe que não basta simplesmente criar um site para sua empresa e esperar que os clientes cheguem até lá. Quem estiver disposto a realmente compreender os novos meios de se fazer vendas, vai atrás de uma boa consultoria de SEO. E esse não é um trabalho complexo. Ser um consultor de SEO não é nada mais que ser uma ponte entre o empresário e o cliente e só basta dedicação, foco e um conhecimento básico de escrita para fazer a magia acontecer. Um bom empresário sabe a importância da visibilidade no mercado, e estará disposto a investir em você para cuidar disso. Você estará pronto?

SEO on page

SEO on page é o conjunto de estratégias trabalhadas em cima dos conteúdos que estão dentro das páginas. Por exemplo: títulos e subtítulos, meta-descrição e URLs. A seguir, alguns exemplos de como otimizar essas configurações:

1 – Use as palavras-chave no título principal

2 – Estabeleça uma hierarquia de palavras-chave entre o título principal e os subtítulos

3 – Faça uma meta-descrição sucinta e instigante

4 – Gaste no máximo 160 caracteres em sua meta-descrição

5 – Use as palavras-chave na própria URL, que deve ser curta e confortável de ler

SEO off page

As estratégias de SEO off page giram em torno de links em outros sites. Ou seja, a presença de botões em b que vão direcionar o público para a. A presença da página do seu cliente (como iremos nos referir a partir de agora) em sites vizinhos é visto com ótimos olhos pelo sistema de busca e indexação do Google. Aqui vão algumas dicas de como marcar essa presença de maneira efetiva:

1 – Firme parcerias com blogs, sites, marcas e/ou conteudistas que falem da mesma coisa que seu cliente.

2 – Faça comentários em outras plataformas. Esteja presente em todos os cantos em que estiverem falando do “seu assunto”, assim você acostumará seu público com uma presença mais interativa e amigável dentro do seu nicho.

3 – Leve seu cliente às redes sociais. É por lá que você criará um contato mais direto com seu público.

Afinal, o que eu vou fazer em uma consultoria de SEO?

Agora que você entendeu melhor o que é o SEO e sua importância na visibilidade de empresas e páginas, vamos aprofundar um pouco mais sobre suas funções em uma consultoria de SEO:

1 – Descobrir problemas

A primeira função ao iniciar o serviço de consultoria de SEO é detectar como seu cliente trabalha atualmente. Como seu cliente se comunica? Como ele aparece no Google? Ele já utiliza SEO? Como? Está funcionando? Por quê? Faça perguntas a ele e a si mesmo. Encontrando os problemas, você descobrirá as soluções.

2 – Estudo de público-alvo

Você conhecerá profundamente o público primário e secundário do seu cliente. Conhecerá seus hábitos de pesquisa e o porquê estão (ou não) indo atrás do seu cliente.

3 – Produção de conteúdo

A criação de um conteúdo relevante e interessante para o público do seu cliente é fundamental para gerar acessos e consequentemente lucro. Aplique seus conhecimentos na escrita e em SEO nos seus conteúdos produzidos. Para mais informações, acesse nossa matéria sobre a importância do marketing de conteúdo.

 

4 – Relatório de desempenho

Você precisará reunir os resultados das suas ações em documentos periódicos, tanto para o controle quanto para a projeção de novas metas.

Lembre-se que essas dicas práticas são para você criar uma noção de como se jogar no mundo da consultoria de SEO. Existem muitas maneiras de aprofundar seu conhecimento na área, como alguns cursos on-line. Você pode conhecer alguns aqui.

Construindo sua imagem

Com o tempo, seu trabalho será reconhecido e você passará a ter cada vez mais clientes. À medida que isso acontecer, você terá que se especializar e investir em você mesmo. Faça cursos, frequente palestras, workshops, estude, busque referências. Muitas pessoas já passaram por onde você está passando. Existem muitos especialistas em SEO no Brasil. Conheça-os. Observe. Aprenda. Seus resultados serão cada vez melhores e mais precisos conforme você se desenvolver. Além disso, para garantir um trabalho de qualidade sem sair de casa, é importante contratar um serviço de internet que ofereça potência e estabilidade. Caso contrário, você pode perder clientes e tempo. E tempo é dinheiro. A Copel Telecom possui uma série de planos para você contratar, além de trabalhar com tecnologia 100% em fibra óptica, uma das redes de transmissão de dados mais veloz do mundo. Clique aqui e saiba mais.

Lembrando que as dicas que demos aqui podem ser utilizadas em qualquer negócio online. Caso sua praia seja outra, como vídeos, blogs ou e-commerce, não deixe de conferir os episódios anteriores da nossa série. Em todos os casos, um bom conhecimento em SEO é fundamental para lucrar. Escolha a opção que você mais se identifica e vai com tudo!

Fontes:

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/seo-on-page-e-off-page-quais-as-diferencas/

https://flaviomuniz.com.br/o-que-sao-h1-h2-e-h3/