Chegou aquele momento do dia que você mais esperava: ver filmes e séries na Netflix ou jogar o seu game online preferido. Mas a sua internet está muito lenta e nada está carregando como deveria. Bom, você já pensou que alguém pode estar roubando o sinal da sua rede Wi-Fi? Pois é! Mas relaxe e veja abaixo dicas de como saber se tem alguém usando o seu Wi-Fi.

Aproveite e confira como ganhar uma assinatura Netflix por 3 ou 6 meses!

#1 Primeiros indícios

A primeira suspeita de que alguém está furtando a sua internet sem fio é quando ela fica lenta demais. Para saber se isso realmente está acontecendo, desconecte todos os dispositivos que estão conectados à internet Wi-Fi na sua casa (TVs, computadores, smartphones, tablets, entre outros).

Após fazer isso, verifique no seu modem a luz do Wi-Fi, que também pode estar identificada como “WLAN”. Ela continua piscando mesmo com todos os dispositivos da sua casa desconectados da internet? Então provavelmente há alguém furtando a sua conexão de Wi-Fi.

#2 Descobrindo o intruso

Para descobrir quem está navegando na internet por meio da sua conexão de Wi-Fi, alguns programas ou aplicativos para computadores, smartphones e tablets podem ajudar a identificar o intruso. Quer algumas dicas?

Para computadores de diversas plataformas: Angry IP Scanner ou Wireshark
Para computadores da Microsoft: Wireless Network Watcher e Microsoft Network Monitor.
Para smartphones Android: Network, Discovery, Net Scan, Fing.
Para smartphones iOS: IP Network Scanner, iNet, Fing.

#3 Entendendo como os programas e apps funcionam

Os programas e aplicativos citados acima irão mostrar quantos dispositivos eletrônicos estão conectados à sua rede de internet sem fio (Wi-Fi). Os dispositivos são nomeados por meio do endereço IP, que é uma sequência de números que possui a função de identificar um computador em uma rede.

Leia mais: Para que serve o endereço de IP?

Se você já tem um programa ou um aplicativo instalado em seu computador ou smartphone, verifique se há uma quantidade maior de dispositivos conectados à sua rede, além daqueles que você tem em casa. Se tiver, então com certeza alguém está furtando a sua conexão de Wi-Fi.

#4 Aumentando a segurança da sua conexão de Wi-Fi

É sempre recomendável que a sua conexão de Wi-Fi tenha uma senha para acesso e que esta senha seja alterada com certa frequência (de três em três meses, por exemplo). Além disso, você também pode “esconder” a sua rede de Wi-Fi. Quer saber como? Veja no post 4 dicas de segurança para melhorar sua conexão wi-fi.

E se não tiver ninguém furtando a sua conexão de Wi-Fi?

Aí, meu caro amigo, o problema está no seu serviço de internet mesmo. Somente a internet por fibra óptica da Copel Telecom oferece alta velocidade, estabilidade de sinal e banda simétrica (download e upload na mesma velocidade) para você ver os seus filmes e séries na Netflix tranquilamente ou jogar o seu game online favorito sem sofrer com LAG (Latency At Game).

Vai ficar penando com uma internet que não oferece o suporte necessário para você? Aproveite da melhor forma o mundo digital, conheça os nossos planos e preços e veja como descobrir se a internet da Copel Telecom já chegou aí no seu bairro. Qualquer coisa, ligue: 0800 41 41 81.

Fontes: G1.