Uma pesquisa divulgada esta semana revela que a Copel Telecom tem a melhor e mais veloz internet no Paraná. O estudo realizado pelos sites Melhor Plano e Minha Conexão compararam as opiniões de 1 milhão de usuários de planos de internet em todo o país com dados 39 milhões de testes de velocidade para chegar aos vencedores. No ano passado a internet da Copel já havia sido apontada como a mais rápida pelos testes dos usuários.

Com o cruzamento de dados de 630 municípios, os usuários da banda larga fixa apontaram as operadoras locais com melhor qualidade e mais velocidade. Em apenas oito dos 27 Estados as operadoras locais superaram as grandes operadoras de telecom. “Quando o cliente aponta a internet da Copel como a melhor e mais rápida, significa que estamos entregando qualidade e honrando a confiança que eles depositam na nossa marca e no nosso produto”, lembra o diretor presidente da empresa, Wendell Oliveira. A Copel Telecom é a empresa subsidiária da Copel que atua nos 399 municípios do Paraná levando internet por fibras óticas. “E dentre todas as operadoras, somos a única estatal a aparecer na lista e conquistar os dois prêmios como a melhor e mais rápida”.

Metodologia

O público do site Minha Conexão fez os testes de velocidade de internet durante 2018 e o ranking considera a satisfação dos usuários em relação a seus provedores. Para a participação no prêmio, o provedor deveria ter um mínimo de 1.000 testes de velocidade feitos no período e possuir no mínimo 3% da amostra dos testes por estado avaliado para ter significância estatística. Na categoria de “Melhor Velocidade”, foi dado um peso de 90% para o download e 10% para o upload. O download pesou mais porque “representa melhor a experiência dos consumidores com a internet no dia a dia”, diz a empresa.  A “Maior Satisfação” precisava de no mínimo 30 avaliações no estado. Cada usuário do site Minha Conexão pode dar uma nota de satisfação de 0 a 5 após o teste de velocidade de internet, e a nota final foi calculada com a nota média do provedor naquele estado. Já o Melhor Provedor foi medido a partir da soma das notas finais das duas categorias principais do prêmio. Segundo o site Melhor Plano, algumas cidades do país não foram contempladas com o prêmio, pois não tiveram testes suficientes para participação ou apresentaram dados inconsistentes.