Imagina a possibilidade de você e seus amigos resolverem alguns dos principais problemas da Terra? E se tais desafios envolvessem o espaço, outros planetas e o conhecimento escondido lá nos limites do universo? Parece surreal, né? Só que essa possibilidade existe e, se você entende de programação, design, engenharia, códigos, etc, já pode embarcar na história.

Esse é o principal objetivo do Nasa Space Apps Challenge, que acontece entre os dias 19 e 21 de outubro. São 48 horas de hackathon com dados oferecidos diretamente pela Nasa. Uma oportunidade única de você apresentar ideias inovadoras – sendo que boa parte delas são para resolver problemas aqui da Terra – baseadas em informação de ponta oferecida pela agência espacial.

Ano passado os participantes receberam o estímulo de uma turma que mete a mão na massa… lá nas alturas:

Os hackers podem escolher entre diferentes áreas de atuação, que contemplam desde a construção de foguetes, prédios inteligentes ou computadores sustentáveis, até eventos de fenômenos naturais, espaciais e alternativas para melhorar a vida na Terra. Ou seja, um evento que reúne um monte de gente legal e inteligente, procurando soluções para nosso planeta. Tem coisa melhor do que isso?

Além de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Palhoça e Foz do Iguaçu também promovem maratonas simultâneas.

Veja como foi a edição 2017 da Space Apps Challenge em Curitiba: