Qual opção é melhor para o armazenamento dos dados?

Armazenamento de dados é um assunto que nos preocupa todos os dias. Seja os dados que estão em nossos smartphones, tablets ou desktops. E quando se trata de uma empresa com uma quantidade imensa de informação? A TI corre pro virtual ou pro armazenamento físico e tradicional? A resposta é sempre a mesma… Depende!

Segundo especialistas do blog Hostone, a escolha da modalidade data center físico é feita, em muitos casos, por empresas que necessitam de um elevado controle sobre todos os aspectos da infraestrutura de TI, como peças de funcionamento dos servidores, política de segurança e controle de acesso. Obviamente que os custos não são baratos, até para se manter um local físico que suporte essa demanda.

Com isso em mente, e com avanço e melhora do fornecimento da internet, muitas empresas estão optando pelo armazenamento em nuvem. Dentre as facilidades, principalmente de acesso de informações e espaço, o investimento necessário é menor. Algumas empresas fornecedoras do serviço, muitas vezes, oferecem o plano de pagamento pela quantidade de horas e espaço utilizado, barateando os custos, uma vez que não há a necessidade de se manter um local físico para a demanda de armazenamento.

O blog Artelecom citou algumas vantagens e desvantagens dos dois recursos de data center, confira:

  • Data Center Físico

– Vantagens: Dados “dentro da empresa”;

Características do negócio não permite externalizar esta área.

– Desvantagens: Custos “escondidos”;

Desatualização das máquinas;

Espaço disponível X necessidades.

  • Data Center Virtual

– Vantagens: Escalável;

Manutenção garantida;

Rentabilidade do investimento e alta performance.

-Desvantagens: Dados colocados fora do perímetro da empresa;

Desconhecimento do mercado.

A Copel Telecom está inserida no mercado curitibano de Data Center com o Colocation, que oferece soluções desde a concepção a implementação da infraestrutura, com cuidados em energia, refrigeração, segurança patrimonial, controle de acesso e rede de dados redundantes.

O Colocation Copel Telecom está disponível para empresas de pequeno, médio e grande porte, além de operadoras e provedores. E você pode saber mais aqui: www.copeltelecom.com/site/para-empresas/data-center

 

Fontes:

www.blog.hostone.com.br

www.artelecom.pt/blog