Conforme o volume de dados e processos cresce com o desenvolvimento das empresas, aumenta também a preocupação com um fator crucial: a segurança. Possíveis vazamentos de informações, ataques cibernéticos e outras intempéries podem ser fatais à integridade de um negócio que não assegure seus dados de forma efetiva. Essa é uma das razões que leva à necessidade de um Data Center.

Mas, você sabe o que é um Data Center?

O Data Center é um local onde são armazenados e centralizados os serviços e redes de tecnologia da informação de uma certa empresa ou organização. Ele atende às demandas de empresas que precisam proteger seus dados. Nele, todas as informações estarão sob o mesmo grau de segurança.

Por que não um Data Center próprio?

Existem dois tipos de Data Center possíveis para o armazenamento de dados de uma empresa: um próprio ou um terceirizado. Um Data Center próprio, à primeira vista, pode parecer a melhor opção.

Afinal, nada melhor do que ter seus dados “sob sua asa”, permitindo um maior controle sobre eles. Certo? Errado! Apresentamos dois pontos para entender as desvantagens de um DC próprio:

1 – Você precisaria de uma equipe exclusiva de TI

Com um DC próprio, você precisaria de uma equipe constantemente pronta para manutenções, revisões e controle dos sistemas. Isso implicaria mais gastos para sua empresa.

2 – Você precisaria de mais espaço

A construção de um DC não é barata. Ter à sua disposição uma estrutura complexa de armazenamento de dados implicaria em investimentos, também, na infraestrutura do local. Além de que, com o aumento do volume de dados ao longo do tempo, você precisaria desembolsar mais dinheiro na expansão do Data Center.

E o terceirizado? Quais os benefícios?

Com isso, talvez você esteja se perguntando: em que situações é sugerido um DC terceirizado? É simples: gigantes dos negócios que já estão consolidadas em seu meio, e que possuem verba para um investimento a longo prazo.

Para startups e negócios de pequeno e médio porte, é recomendado o Data Center terceirizado. Você vai conhecer agora as três principais vantagens que um desses proporciona a sua empresa:

1 – Redução de custos

Enquanto o DC próprio gera a necessidade de uma equipe própria de TI, o terceirizado dispõe de sua própria. Ou seja, toda a infraestrutura (backup, banco de dados, segurança, servidores de armazenamento) e profissionais estarão inclusos no serviço de empresa prestadora do DC.

2 – Agilidade na solução de problemas

Entre as funções oferecidas por uma terceirizada de DC, uma das mais importantes é a garantia de agilidade na resolução de problemas. Como sua companhia está lidando com um intenso fluxo de dados, grandes períodos de inatividade podem trazer muitos prejuízos para seu negócio.

Um DC terceirizado costuma garantir um serviço de eficiência nesse quesito, já que contam com profissionais especializados em áreas como suporte de hard e software, gerenciamento do banco de informações e consultoria.

3 – Garantia de segurança

Os serviços terceirizados de Data Center costumam oferecem sistemas de segurança, tanto no quesito de informações quanto estrutura. Um dos maiores riscos a um DC é a possibilidade de incêndios, que poderia comprometer a integridade física dos dados.

Colocation: o Data Center da Copel Telecom

Entendendo os pontos positivos em um serviço terceirizado de Data Center, podemos apresentar nossa solução, que oferece uma gama de benefícios à sua empresa. Com o Colocation da Copel Telecom, seu negócio conta com os seguintes benefícios:

1 – Energia elétrica constante

Oferecida com dupla redundância, nossa energia elétrica garante um funcionamento estável do seu DC. Além disso, possuímos geradores próprios, que asseguram mais energia para seus dispositivos.

2 – Sistema anti-incêndio

Lembra quando falamos da importância de uma estrutura prevenida para o caso de acidentes? O Colocation conta com o sistema a gás FM 200. Com ele, qualquer chama (por menor que seja) aciona um gás que acaba com o oxigênio do local, impedindo que o fogo se mantenha.

3 – Ar condicionado para refrigeração

Manter um grande sistema de armazenamento de dados gera bastante calor. Por isso, uma refrigeração eficiente é fundamental. Nossos aparelhos de ar condicionados garantem a temperatura ideal para a manutenção de seus equipamentos.

Ficou interessado? Essas são apenas algumas vantagens da nossa solução em Data Center. Clique aqui e saiba mais sobre esse serviço, que pode impulsionar seu negócio.