Já parou para pensar que você pode ter um lado nerd? Pois é, não duvide! A cultura nerd é mais ampla do que você pode imaginar. E para comprovar isso, trouxemos algumas curiosidades superinteressantes e que podem ajudá-lo a se identificar com alguns conteúdos considerados nerds. Veja abaixo e comemore o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio) você também!

Como surgiu o termo “nerd”?

Há diferentes fatos que explicam o surgimento da palavra “nerd”, mas o mais plausível é um que surgiu na década de 60. Nesta época, havia uma companhia chamada “Northern Electric Research and Development” (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric no Canadá).

Nela, os funcionários desta companhia eram conhecidos por trabalharem e estudarem noites em claro, se dedicando as suas pesquisas. Por isso, uma pessoa que tinha costumes semelhantes a esses, era chamada de “nerd”, que remete as iniciais do departamento.

O nerd atualmente

Muitas vezes, o nerd é representado por meio de um estereótipo: um adolescente ou jovem-adulto, magro, antissocial e de óculos. Mas isso é um mero engano, pois o nerd não possui um perfil específico. Você mesmo pode ser um e nem desconfia disso, sabia?

O que caracteriza uma pessoa como nerd é o fato dela se interessar por um determinado assunto e querer se aprofundar nele, para conhecê-lo ao máximo que puder. Na maioria das vezes, estes assuntos envolvem ciência, tecnologia e ficção científica.

Veja abaixo se você se identifica com alguns exemplos do cinema e da literatura que o público nerd ama e são referência em seu mundo!

A saga Star Wars, o ícone da cultura nerd

No dia 25 de maio de 1977 foi lançado o filme de grande sucesso, “Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança”, do autor e diretor George Lucas. Os ensinamentos do mestre Yoda ganharam o coração do público nerd, assim como os sabres de luz e a aventura no mundo estelar. Desde então, os filmes da saga Guerra nas Estrelas se tornaram o ícone da cultura nerd.

Você também curte muito esta saga? Então, pronto, você acaba de descobrir o seu lado nerd. Um dos fortes, aliás! Que tal comemorar fazendo uma maratona da saga Star Wars?

O Guia do Mochileiro das Galáxias e sua relação com o Dia da Toalha

Lançado em 12 de outubro de 1979, a saga escrita por Douglas Adams é um dos tesouros mais preciosos da cultura nerd. Assim como Star Wars, o Guia do Mochileiro das Galáxias é mundialmente conhecido. Nele, há uma dica importantíssima para aqueles que pretendem viajar pela galáxia um dia: sempre carregue uma toalha.

Graças a essa obra, o Dia do Orgulho Nerd também é conhecido como o Dia da Toalha. Agora, por que você sempre deve carregar uma toalha caso viaje pela galáxia? Se você já leu o livro, com certeza sabe. Se você não leu, o que está esperando? Nós não daremos uma de spoiler aqui (rsrsrs).

O mundo nerd compreende isso e muito mais

Você também gosta, por exemplo, dos heróis da Marvel, da saga Game of Thrones, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, entre outras produções literárias e cinematográficas de ficção científica? Pois então, se você é um grande fã e busca sempre se aprofundar nestes assuntos, bem-vindo ao mundo nerd!

Aproveite o Dia do Orgulho Nerd com mais emoção

A melhor forma de comemorar o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia da Toalha é assistindo aos seus filmes favoritos ou lendo os seus livros preferidos, não é mesmo? Com a nossa internet por fibra óptica você vê os melhores filmes nerds em alta velocidade e com estabilidade de conexão.

Além disso, nós oferecemos banda simétrica (download e upload na mesma velocidade), para você baixar e ler os livros digitais dos gêneros que você mais gosta. Confira os nossos planos e preços. Para dúvidas, ligue: 0800 41 41 81.

Fontes: Saraiva Conteúdo, Tecmundo, Cultura Mix.