Wi fi router web icon

Dispositivos como hub, switch e roteador têm a função de conectar computadores em redes de internet, mas cada um faz isso de uma forma diferente. Olha só!

Hub

Possui várias portas, uma para conectar cada cabo de rede de cada computador. Com isso, esse dispositivo interliga computadores de uma rede social. O hub recebe os dados de um computador e transmite para outro, que também está conectado em uma de suas portas. A questão é que, quando um pacote é recebido pelo hub, ele replica esse pacote para todas as suas portas, menos para a porta que recebeu o dado (flood). Isso causa uma perda de performance e, dependendo do tamanho da sua rede, não é um equipamento recomendado. Já para a sua casa, devido ao baixo custo e número limitado de equipamentos, pode ser uma opção para aqueles que querem economizar uma graninha.

Switch

O switch é semelhante ao hub, mas com a diferença de que os dados recebidos de um computador serão enviados a outro computador de destino sem a necessidade de trafegar por todas as suas portas. O switch proporciona um canal de comunicação exclusivo entre o computador de origem e o computador de destino.

Roteador

roteador possui a mesma função que o switch, mas com um pouco mais de inteligência. Afinal, esse dispositivo sabe escolher qual o menor caminho para enviar os dados aos seus respectivos destinos, com o objetivo de encaminhar os dados pelas redes menos congestionadas. Esta solução é adotada pela Copel Telecom em seu serviço Copel Fibra: a ONT (Optical Network Terminal) deixada em sua casa tem ambas as funções, afinal, queremos a comodidade do nosso cliente. 🙂

Deu pra entender direitinho? Agora você sabe a diferença entre cada um.

Fonte: Info Wester.