Group of Business People Working on an Office Desk

Você já deve ter visto algum cabo de fibra óptica pela sua região e se perguntado: por quê a Copel Telecom ainda não atende o meu bairro se esse bendito cabo está aqui? Bom, acontece que a Copel Telecom oferece dois tipos de serviços de internet, sendo eles: rede corporativa (convencional) e rede residencial (GPON). Entenda a diferença entre os dois serviços abaixo!

Rede Corporativa (Convencional)

A Copel Telecom realmente está presente nos 399 municípios do Paraná, mas com a sua rede corporativa. Essa rede de fibra óptica foi implantada na década de 90 e possui um atendimento dedicado a empresas e órgãos públicos. A principal característica da rede corporativa é que ela é uma fibra que liga diretamente o cliente até o POP – Ponto de Presença – da Copel Telecom na cidade. Por ser um serviço dedicado a empresas e órgãos públicos, a ativação da rede corporativa é mais cara do que a ativação do serviço de rede residencial.

Rede Residencial (GPON – Gigabit Passive Optical Network)

Esse serviço começou a ser implantado pela Copel Telecom em 2010, em Curitiba. A rede residencial consiste em uma fibra que pode ser dividida em até outras 128 conexões e, por isso, é possível ativar os clientes com um custo muito menor que o da rede corporativa. Porém, a expansão da rede GPON (residencial) depende de um investimento mais significativo. Entendeu?

Quando nós tivermos todo o poder de levar a rede de fibra óptica residencial para todos os municípios do Paraná, nós com certeza o faremos. Enquanto isso, nós estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre a fibra óptica e o mundo digital aqui no nosso Blog Conecta.

Compare você mesmo! Veja a diferença entre a internet por fibra óptica e a internet convencional e confira por quê a internet por fibra óptica é a melhorCaso você tenha interesse em saber mais sobre a rede corporativa e a rede residencial da Copel Telecom, ligue pra gente: 0800 41 41 81.