cabos de conexão

Existem vários cabos para fazer conexão entre dispositivos eletrônicos no mercado. Entre eles, separamos alguns dos principais para explicar a diferença de cada um e também para que servem. Confira abaixo!

VGA (Video Graphic Away)

Video Graphic Away significa padrão de gráfico de vídeo e é usado para conectar, por exemplo, o seu computador à sua TV, entre outros displays. Inventado pela IBM quase no fim da década de 80, capaz de reproduzir 256 cores e com resolução de 640X480 pixels, condenou os monitores monocromáticos e abriu precedente para as novas tecnologias de vídeo.

DVI (Digital Visual Interface)

Significa Interface Visual Digital e é um cabo parecido com o VGA, mas serve como conector que usa sinal digital para transferir imagens de uma placa de vídeo para monitores, também como TV LCD. Foi desenvolvida por um conglomerado e teve como principal objetivo realizar o transporte de dados não comprimidos. A tecnologia é 100% digital, diferente da VGA, que é analógica. Desta forma, o DVI traz mais qualidade para monitores de cristal líquido.

HDMI (High-Definition Multimidia Interface)

Interface Multimídia de Alta Definição, o cabo HDMI é o mais famosinho entre os cabos de conexão. Ele é um transmissor de dados para aparelhos de alta resolução. Por exemplo, serve para conectar o seu videogame à TV para você jogar na telona, ou conectar o seu computador e um filme ou série da Netflix à TV também. O HDMI é um padrão que vem sendo aprimorado desde 2003, ele tem versões desde a 1.2 até a 2.0. E no que elas diferem? Principalmente na largura de banda de transmissão das informações. Logo entendemos que a melhor é a citada abaixo: a 2.0

HDMI 2.0

É uma versão melhorada do HDMI, que proporciona mais qualidade de áudio e resolução de imagem. Permite a exibição plena de conteúdo 4K mantendo 50 – 60 frames por segundo (FPS), fazendo deste padrão o ideal para jogos e filmes, além disso, incorpora 32 canais de áudio sem compressão. Não bastasse todo esse poder de ‘fogo’, ainda permite o suporte à controle remoto via HDMI, que permite a utilização de um controle para todos os dispositivos.

Displayport

É um cabo padrão exclusivo para computadores desenvolvido pela VESA (Video Electronics Standards Association). Foi criado para ser um padrão aberto, sem a necessidade de um desenvolvedor ter de pagar royalties para colocar a interface em seu produto, portanto, não é encontrado em TV.

A tecnologia vem sendo aprimorada desde a sua criação. Ele agrega alguns fatores, como menor consumo elétrico, alta capacidade de transmissão de imagem, 2560 x 1600 pixels (extensão do cabo deve ser inferior ou igual a 3 metros) em alta resolução e 8 canais de áudio. A tecnologia, por causa de sua baixa tensão 2V, permite que o Dysplayport seja integrado diretamente ao chipset, eliminando a necessidade de controladores externos ou circuitos especializados, barateando o custo e aumentando a rentabilidade. Por essas razões, Intel, Nvdia e AMD adotaram esse padrão. Mesmo assim, o HDMI continua a crescer e parece ser o preferido de várias empresas.

Fonte: TechTudo.