Desde sua invenção, a TV já enfrentou diversas fases em que, muitas vezes, foi levantada a questão “a televisão está ameaçada”? É sabido que a geração atual é marcada pela altíssima interconectividade da internet. Diante disso, não são poucas as vezes que a velha pergunta vem à tona. Afinal, hoje, com tantos canais de conteúdo, redes sociais e zilhões de opções de entretenimento na internet, como a televisão tem se virado?

É simples: trata-se de dançar conforme a música. A TV, assim como meios de comunicação como o rádio, tem cada vez mais uma relação de benefício mútuo com a internet. Prova disso são as IPTV’s. Você já ouviu falar? Se ainda não, continue a leitura que você sairá daqui expert no assunto!

TV + Banda larga = IPTV

A IPTV (Internet Protocol Television) é uma tecnologia para distribuição de conteúdos televisivos via internet. É como um serviço tradicional de TV, só que em vez de antenas, o sinal é transmitido pela rede de dados. Esses conteúdos, porém, estão dispostos em servidores em um formato que não é compatível para televisão.

Então, como acessá-los?

É por isso que, para poder assisti-los da sua telinha, você precisa de aparelhos chamados “set-top box”, que irão converter esse conteúdo para imagens e áudio. É como se, a partir do momento em que a TV e o set-top box estão conectados, sua televisão se transformasse em uma Smart TV.

Contudo, essa é uma maneira para assistir conteúdos exclusivamente pela televisão. Caso você queira ver a programação desejada em aparelhos como notebooks, tablets ou smartphones, você pode assistir por meio de aplicativos específicos, com o KODI, um dos mais populares do ramo.

Como eu assisto aos meus conteúdos favoritos?

É importante ressaltar que, tanto os set-top boxes quanto os aplicativos, não transmitem esses programas. Eles apenas o convertem para uma “linguagem de televisão”. Então, como chegar até os meus conteúdos favoritos? É aí que entram as Listas de canais. Listas de canais são como playlists com compilados de programas, prontas para serem decodificadas e assistidas.

As vantagens da IPTV

Com tanta informação, você deve estar se perguntando: vale a pena utilizar a IPTV? Para responder a essa pergunta, apresentaremos algumas vantagens dessa tecnologia. A primeira é física: espaço e praticidade. Você não vai mais precisar de inúmeras parafernalhas, buracos na parede e antenas vulneráveis a chuvas e ventos fortes, simplesmente porque toda a transmissão acontecerá dentro da internet. Outra vantagem é a possibilidade de adquirir conteúdos sob demanda, algo com que já nos familiarizamos bastante devido aos serviços de streaming.

Para consumir os melhores conteúdos com qualidade e tranquilidade, é importante ter um bom serviço de internet, que vai otimizar sua experiência. Dê uma conferida nos planos que a Copel Telecom oferece e aproveite o melhor da IPTV agora mesmo. Ah, lembre-se de sempre conferir se o servidor pelo qual você adquire essa programação é licenciado e autorizado a veicular esses programas, caso contrário você pode acabar consumindo conteúdos pirateados.

Fontes:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/11/o-que-e-iptv.ghtml

https://tecnologia.umcomo.com.br/artigo/iptv-e-legal-tudo-o-que-voce-precisa-saber-28594.html

https://zeamerica.com.br/2017/07/tv-online-iptv-velocidade-ideal-internet.html