O Enem 2018 já tem data. Dia 21 de março sai o edital, de 7 a 18 de maio é o período de inscrição e as avaliações acontecem em 4 e 11 de novembro. E se você conta com uma internet de qualidade como a que oferecemos aqui na Copel Telecom, pode aproveitar para estudar de graça e com segurança pelos conteúdos oferecidos por professores e alunos por toda a web.

É, gente!

Para você ver como se preparar desde já é importante, olha só estes números: em 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio teve mais de 7,6 milhões de inscritos para concorrer às 239.601 vagas de graduação disponíveis em universidades públicas do Brasil, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura. E desse pessoal, apenas 53 tiraram a nota máxima na redação.

Mas não criemos pânico

Apesar da concorrência pesada, sempre tem espaço para quem se dedica. E a gente vai te ajudar nessa com 5 dicas de sites e materiais de qualidade, gratuitos e seguros disponíveis na internet para você começar já. Afinal, é só uma boa rotina de estudo diário que separa as próximas 37 semanas da prova – e quando a gente pisca, já passou!

E vale lembrar: com a fibra óptica de ponta a ponta da Copel Telecom, os vídeos do YouTube não travam, o download de materiais é rapidinho e você não perde tempo para ganhar conhecimento!

E aí, vamos para as dicas?

#Dica 01: YouTube

Além daqueles clipes musicais e vlogs que a gente adora, no YouTube rola um acervo de conteúdo escolar de primeira. Você pode procurar por professores ou assuntos.

Por exemplo: se você quer saber sobre a função da mitocôndria, é só digitar isso ou “professor de biologia” na busca. Vários (vários!) vídeos aparecem e você pode assistir a mais de um, até entender tudo.

#Dica 02: exercícios em sites de questões

Outra forma de se preparar é resolvendo questões em sites específicos de pergunta e resposta. A maioria deles tem uma versão paga e outra gratuita para quem deseja economizar – a diferença são alguns recursos extras, mas mesmo gratuitamente é possível fazer os exercícios.

Aqui, a sugestão é buscar no Google por “resolver questões de Enem online” e conferir a lista de resultados que aparece na primeira página.

#Dica 03: provas anteriores

É bem importante treinar com as provas das edições do Enem de anos anteriores, porque além de testar seus conhecimentos você consegue entender como as questões costumam ser formuladas.

Elas estão disponíveis aqui, site oficial do órgão responsável pelo Enem e vinculado ao Ministério da Educação e Cultura. E isso é importante: especialmente por envolver o download de arquivo, esse é o tipo de coisa que a gente só faz nos portais em que temos total certeza sobre a segurança. Ok?

Ah, e sempre fique de olho na banca que organiza a prova e procure resolver exercícios dela. De uma banca para outra, o estilo muda e é bom estar familiarizado.

#Dica 04: fóruns de discussão

Fóruns próprios para discutir as provas do Enem com outros estudantes também ajudam. Você pode tirar dúvidas e aprender com quem já passou. É só procurar por “fórum de discussão de Enem” na internet e verificar os que têm mais participantes.

Vale lembrar: evite passar dados pessoais nas conversas de fórum. Ali é um espaço para trocar ideias de estudo, proteja sempre as suas informações.

#Dica 05: sites de notícia

Ler, ler e ler um pouco mais os sites de notícia é fundamental – isso porque os temas mais discutidos do ano são possíveis pautas para a redação. Procure por sites de veículos conhecidos e com credibilidade.

E não esqueça:

Para o estudo dar certo, faça um cronograma com as matérias e horários daquilo que você vai estudar por dia. Assim, nenhum conteúdo fica de fora.

Gostou das nossas sugestões? Aproveite também para conferir as vantagens que nossos clientes têm, aqui! E se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco aqui – na barra do lado direito da tela, deixe o seu número ou ligue para nós.

E bons estudos, vamos torcer por você! \o/