Dia 19 de julho celebramos no Brasil todo o dia do futebol. O esporte está tão inserido na nossa cultura que nossa própria língua adotou muitas das expressões de dentro das quatro linhas para nosso cotidiano: “pisar na bola”, “marcar de letra” e “os 45 do segundo tempo” são alguns exemplos. Mas, há algumas décadas, o futebol marca presença em um ambiente marcante para todo o mundo: os videogames. O Blog Conecta preparou uma linha do tempo com os principais games do gênero ao longo dos anos. Se liga.

Anos 70 – O primeiro jogo

1973 – Soccer

Há 46 anos, a primeira tentativa de simular um jogo de futebol em consoles foi executada. O game Soccer, da empresa japonesa Taito trazia uma premissa simples: você controlava dois jogadores (representados por barras verticais), o atacante e o goleiro. Desenvolvido por Tomohiro Nishikado, Soccer lembrava muito o clássico de Nishikado, Elepong.

Anos 80 – Chega a perspectiva

1982 – Pele’s Soccer

Nos anos 80 explodiram jogos de futebol, cada um buscando seu espaço na novidade que acabava de chegar. No entanto, o destaque da década certamente foi o Atari Soccer, que posteriormente virou o sucesso Pele’s Soccer. Usando como garoto propaganda o maior jogador de todos os tempos, o game trazia a ideia de perspectiva e os movimentos das pernas ao correr, uma grande inovação para a época.

Anos 90 – A transição

1992 – Super Siderkicks

A produção de Super Siderkicks foi uma tentativa de revolução no mundo dos games de futebol. O jogo trazia cores vibrantes, efeitos sonoros exagerados, uma estética mais descontraída e movimentos mais intuitivos. Os passes e as faltas as vezes eram exagerados, mas isso só acrescentava ao jogo, que conquistou os fãs por seu estilo bizarro.

1995 –International Superstar Soccer

Há quem diga que existem dois períodos no mundo dos games de futebol: o antes e o depois de International Superstar Soccer. Com gráficos mais detalhados, jogabilidade de alta qualidade e uma perspectiva revolucionária, o jogo fez tanta fama que ganhou até versões pirateadas do Campeonato brasileiro. No entanto, aqui no Brasil, o maior acerto do jogo foi a apresentação da lenda Allejo, craque da seleção no game. Até hoje o nome é um marco no mundo dos games de futebol.

1996 – Fifa 96

Aqui começa o que podemos considerar o grande FlaXFlu do mundo do futebol virtual. Com uma calorosa recepção do público, o jogo trazia gráficos e jogabilidade mais próximos da realidade e a possibilidade de realizar treinos. Foi o primeiro Fifa Soccer com licença da FIFPro para utilizar nomes originais dos jogadores em atividade na época.

Anos 2000 – Ascende a rivalidade

2000 – Winning Eleven

Foi nos anos 2000 que a grande rivalidade FIFA X PES nasceu. Na verdade, naquela época, a versão oriental do PES é que marcava presença na cena gamer. O Winning Eleven era moderno e gostoso de jogar. Dinâmico e intuitivo, o game ia longe na criatividade, os jogadores até comemoravam os gols. A Konami, que já tinha seu nome consolidado no mundo dos games, emplacava o avô de um de seus maiores sucessos.

2005 – Fifa Street

Que tal trazer as peladas de rua para as telinhas? Foi isso que a EA fez em 2005 com Fifa Street. E deu muito certo! Com jogadores, seleções e clubes famosos, o jogo foi um grande acerto da franquia. Design moderno, dribles desconcertantes, quadras impressionantemente realistas e toda a ginga das ruas agora estavam em um só jogo. Fifa Street é até hoje aclamado por fãs e pela crítica, tanto que continua lançando sequências até hoje.

2007 – PES 6

Em 2006, os videogames se aproximavam da realidade cada vez mais, e o PES é a prova disso. Considerado por muitos especialistas da área como o melhor game de futebol já produzido, o PES 6 marcou o nascimento de uma geração. Jogadores mais realistas, a possibilidade de jogar em rede, nomes de ligas, estádios e jogadores licenciados. Além disso, abriam opções que iam além das quatro linhas, como o acesso à PES Shop.

Anos 2010 – O embate

2012 – Pro Evolution Soccer 2012

Talvez o ano mais acirrado para os amantes do futebol eletrônico tenha sido 2012. Quando a Konami lançou o PES 2013, o mundo dos games parou para deslumbrar a revolução que acontecia. Um realismo e dinamismo extremos, músicas exclusivas, campeonatos licenciados e uma novidade a nós, latinos: a Copa Libertadores da América estava disponível! Sem contar a jogabilidade do game, que deixou até mesmo os mais críticos calados. O mundo estava certo de que o mais moderno jogo de futebol havia sido criado. Essa certeza mudou 5 dias depois.

2012 – FIFA 13

A EA não deixou barato. O FIFA 13 vinha carregado de novidades, um nível de dificuldade nunca visto e uma estética que, na época, era considerada a melhor já vista. Além disso, foi inserida a opção de criar jogadas mais complexas para executar faltas, atacantes mais inteligentes e perigosos e uma maior liberdade dos cursores em relação à bola. O jogo é tido, para muitos amantes do FIFA, como o melhor da franquia. O duelo entre PES e FIFA nunca foi tão quente quanto em 2012, e depois disso os jogos tiveram poucas alterações que marcassem tanto como naquele ano.

Anos 2020 – O que vem por aí?

 

Quem é fã de games de futebol já sabe que, ao final de cada ano, uma nova surpresa está por vir. Quem trará a melhor atualização: FIFA ou PES? Quem será o próximo craque a estampar capa dos jogos? Quão próximo da realidade serão os jogos? Nas últimas atualizações você escolhe se quer disputar uma competição com um time completo, com apenas um jogador desde a categoria de base até a aposentadoria ou se quer se tornar o maior técnico do mundo. As opções transcendem o que acontece dentro de campo. Transferências, rivalidades, crises… quase tudo o que há no futebol moderno já está nos videogames. PES 2020 e FIFA 20 estreiam, respectivamente, em 10 e 27 de setembro. Resta esperar para saber o que vão dar esses gigantes.

Jogar games de futebol é muito mais divertido quando se enfrente pessoas reais. Os jogos modernos investem em qualidade e realidade nas melhorias dos modos online, mas é a garantia de uma internet veloz e estável que torna qualquer competição melhor. Com os planos da Copel Telecom, você conquista suas vitórias com muito mais diversão, já que é uma internet que não cai. Aproveite o Dia do Futebol jogando os melhores sucessos com uma internet de qualidade.