Copel Telecom

Como melhorar o sinal do wi-fi?

Perguntas Frequentes

Quando o ambiente é desfavorável à rede sem fio, com muita interferência e paredes ou compartilhado por muitos dispositivos, seu desempenho será comprometido. Mas é possível realizar algumas ações para diminuir os efeitos dessa interferência. Seguem algumas informações importantes:

– Localização do roteador
Coloque o roteador em um local central da sua residência. O sinal do roteador é emitido para todos os lados. Se colocado no canto da casa, metade do sinal estará indo para fora; colocando-o no centro, o sinal será distribuído de forma mais homogênea e uniforme. Também é importante manter o roteador a uma distância razoável do chão (entre 1,5 m e 2 m), pois assim o sinal terá menos barreiras com objetos que ficam em cima de mesas e balcão.
O roteador não deve ficar próximo de aquários e vasos com água, pois a água absorve as ondas eletromagnéticas funcionando como uma barreira.

O cabo azul de fibra óptica que liga o seu roteador à caixinha na parece (PTO) não pode ser dobrado ou amassado, pois a fibra pode se quebrar e interromper totalmente sua comunicação com a internet. Evite deixar ao alcance de animais de estimação, crianças ou em local que exija movimentação do mobiliário para limpeza.

– Antena do roteador
Cuidado para não obstruir a antena do roteador sem fio ou dos outros dispositivos (no notebook, geralmente fica na tela). Quando as antenas são externas, deixe-as sempre na posição vertical, isso melhora a propagação do sinal.

– Ventilação

Evite bloquear as saídas de ventilação do roteador com objetos ou colocá-lo dentro de armários, pois isso reduz a potência do sinal. Telefones sem-fio, walkie-talkies, aparelhos de som, reatores de lâmpadas fluorescentes e até televisores de plasma ou LCD geram níveis de interferência que, quando somados em um ambiente, podem impedir a propagação adequada do wi-fi.

– Dispositivos
O tipo do roteador e os modelos dos notebooks, tablets e smartphones influenciam no desempenho da internet sem fio. Desabilite o bluetooth de smartphones e tablets quando não estiver usando. Quanto mais afastado o dispositivo estiver do roteador, menor será a velocidade atingida na rede sem fio. Quando o ambiente for muito amplo, é interessante a instalação de outros pontos de acesso conectados por cabo.

– Mais informações:
A densidade das paredes de alvenaria, que usam tijolos e cimento, diminui drasticamente a potência do sinal wi-fi. Quando a espessura é muito grande ou existe uma série de obstáculos a vencer, o sinal simplesmente fica sem força em um determinado ponto, impossibilitando a conexão.