Você com certeza já deve ter ouvido falar em home office. Esse modelo de trabalho, que consiste em uma jornada em casa, é uma estratégia que, apesar de ser almejada pelos colaboradores, ainda é vista com muita dúvida por parte das empresas.

No entanto, existe uma série de benefícios a companhias que aderem ao home office. Hoje, você irá descobrir quais as principais vantagens desse modelo de serviço para sua empresa. Mas, antes, vamos à definição básica do conceito.

O que é home office?

Na tradução literal, home office significa “escritório caseiro” ou “escritório em casa”. É um método de trabalho que consiste no colaborador prestar serviços a uma empresa de sua casa. Você também pode se deparar com os seguintes termos para o mesmo conceito: teletrabalho, trabalho à distância ou trabalho remoto. Com essa ideia compreendida, vamos ao próximo tópico.

Home office é seguro para minha empresa?

Ainda há muita desconfiança acerca do trabalho home office por parte das corporações. Uma pesquisa da empresa Ahgora Sistemas, que contou com mais de 1200 respostas, revelou que 63,6% das empresas participantes não possuem políticas referentes ao trabalho à distância.

Por outro lado, vemos uma movimentação de grandes empresas em direção a essa tendência. A Dell, por exemplo, planeja que 50% da sua força de trabalho seja home office até 2020. Então, perguntamos: afinal, o teletrabalho é ou não é seguro?

Home office e produtividade

Um dos principais temores entre os contratantes é a queda de produtividade. Fora da supervisão dos gestores o funcionário poderia estar mais sujeito ao ócio? Essa é uma dúvida que, naturalmente, impacta muitos contratantes.

No entanto, na mesma pesquisa da Ahgora, dados apontam que 96,5% das empresas consultadas afirmaram não haver queda de produtividade com a adesão do home office.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Stanford em uma empresa chinesa de telemarketing revelou que a adoção desse modelo de trabalho gerou 13% a mais de produtividade nos processos.

Levantados esses números, trouxemos 3 pontos que mostram melhor as vantagens do home office a empresas. Vamos conferir?

1 – Economia no tempo de deslocamento

Pegar um, dois, três ou mais ônibus é uma realidade que faz parte da rotina de milhões de brasileiros. Além de ser um processo estressante, toma uma grande quantia de tempo dos trabalhadores. Aderindo ao home office, esses colaboradores economizariam esse período, de forma a proporcionar mais tempo para cursos de aprimoramento e outras especializações, por exemplo.

2 – Redução de custos

Outro ponto relativo ao transporte que beneficiaria sua empresa é o custo. Proporcionando esse modelo mais flexível de trabalho, não seria necessário um investimento tão alto em transporte. Além disso, os custos de alimentação do funcionário diminuiriam, já que, ao se alimentar em casa, ele gastaria menos do que comendo em restaurantes.

3 – Retenção de talentos

A pesquisa da Ahgora revelou que 58,8% dos entrevistados gostariam de, ao menos uma parte da jornada de trabalho, em casa. E mais: 33,1% consideram essa possibilidade. Em um cenário em que as empresas voltam cada vez mais suas atenções a talentos e potenciais talentos, oferecer essa alternativa ao funcionário pode ser uma maneira de agregar valor à vaga e atrair grandes nomes para sua empresa.

A melhor internet para home office

Uma boa internet pode ser determinante para o desempenho dos processos empresariais. Seja dentro da companhia ou na casa do colaborador que estiver operando à distância. Pensando nisso, os planos da Copel Telecom oferecem vantagens para os dois casos.

É empregador e quer potencializar a internet da sua empresa? Conheça os planos empresariais da Copel Telecom. É só clicar aqui. Ou é colaborador e quer a melhor conexão para seus trabalhos home office? Então clique neste link e conheça os benefícios dos nossos planos residenciais. Até a próxima!