68067597_thumbnail

O HTTP e o HTTPS são protocolos de comunicação que permitem a troca de dados entre o seu computador ou dispositivo móvel e um servidor que abriga um determinado site que você acessa. Mas apenas um deles oferece mais segurança para os seus dados na internet.

Protocolo HTTP – Hiper Text Transfer Protocol

Traduzindo: Protocolo de Transferência de Hipertexto. Esse protocolo é vulnerável a interceptação de dados. Pessoas mal intencionadas, também conhecidas como hackers, podem interferir na transmissão de dados entre o seu computador e um servidor e capturar as suas informações, como: e-mail, senha, CPF, número de telefone, entre outras que você disponibiliza quando faz um cadastro em algum site.

Protocolo HTTPS – Hiper Text Transfer Protocol Secure

A tradução é a mesma do HTTP, porém, com um “S” a mais que resulta em uma palavrinha que faz toda a diferença: Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Esse protocolo é uma junção entre o HTTP com o SSL (Secure Sockets Layers, ou, na nossa língua, Protocolo de Camadas de Entradas e Saídas Seguras).

O protocolo SSL produz a criptografia da transmissão de dados entre a sua máquina e um servidor. Dessa forma, o HTTPS oferece o sigilo dos nossos dados no processo de comunicação entre um navegador e um servidor.

Como identificar o HTTPS

Quando você acessa uma rede social que usa o protocolo de segurança HTTPS, ele vai aparecer na URL (Uniform Resource Locator, ou Localizador Padrão de Recursos) da barra de endereço do site. Como, por exemplo, quando você acessa o Facebook. Você consegue identificar o protocolo através de um cadeado verde e o termo HTTPS incluso antes do endereço da página:

https

Isso significa que, quando você inserir o seu e-mail e a sua senha para acessar a sua conta no Facebook, os seus dados estarão protegidos de interceptações de terceiros.

Portanto, quando você for fazer um cadastro em algum site ou login em alguma rede, caso o protocolo não apareça junto à URL da página, os seus dados estarão mais vulneráveis naquela rede. Por isso é recomendável disponibilizar suas informações pessoais sempre que possível apenas em páginas que possuam o protocolo HTTPS.