Conforme surgem novos dispositivos eletrônicos no mercado, a capacidade de armazenamento de dados deles também aumenta.

Por isso, com certeza você já deve ter ouvido falar sobre Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte.

São essas unidades que definem a capacidade de armazenamento de dados de um dispositivo eletrônico. Contudo, um oferece mais espaço para os seus dados do que o outro.

Vamos começar explicando a diferença entre bit e byte pra você seguir a mesma linha de raciocínio que a gente e entender melhor. Acompanhe!

 

Bit x Byte

O termo bit foi originado de Binary digit, ou seja, dígito binário.

O bit corresponde aos valores de 0 e 1. Juntando 8 bits, temos 1 byte. Portanto, 1 byte é oito vezes maior que 1 bit.

Os bytes

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, onde o bit é menor que o byte, entre Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte funciona da mesma forma:

  • Um Kilobyte é composto por 1024 bytes. Portanto, é maior que 1 byte;
  • Um Megabyte é composto por 1024 Kilobytes. É maior que 1 Kilobyte;
  • Um Gigabyte é composto por 1024 Megabytes. É maior que 1 Megabyte;
  • E um Terabyte é composto por 1024 Gigabytes. É maior que 1 Gigabyte.

Por isso, cada um oferece uma capacidade de armazenamento de dados maior do que o anterior. Por exemplo:

Você tem um computador que possui 1 Megabyte (capacidade de armazenamento de dados de 1024 kilobytes). No dia do seu aniversário você ganhou um computador de 1 Gigabyte (capacidade de armazenamento de 1024 Megabyte).

Agora, você pode armazenar muito mais dados, porque o seu novo computador tem muito mais espaço para você baixar fotos, vídeos, músicas, jogos, livros, etc.

Imagine que uma letra do alfabeto ocupe 1 bit e este bit seja um espaço dentro de uma sacola. Se você comprasse uma sacola com 1 byte, poderia ter oito letras do alfabeto.

Se comprasse uma com 1024 Kilobytes, poderia armazenar 8192 letras de 1 bit e, se fosse de 1 Terabyte, poderia inventar letras e utilizar todo o alfabeto conhecido em nosso planeta, pois teria capacidade de armazenar 8.796.093.022.208 bits.

Abreviações

As medidas Kilobyte, Megabyte, Gigabyte e Terabyte também podem ser abreviadas com a inicial mais o B maiúsculo:

  • Kilobyte: KB
  • Megabyte: MB
  • Gigabyte: GB
  • Terabyte: TB

Kilobyte: a menor

Como vimos anteriormente, Kilobyte é uma das menores medidas. Equivale a 1024 bytes. No entanto, apesar de pequena, é bastante popular quando o assunto é medir itens salvos dentro do computador ou celular.

Um documento de texto, uma foto em baixa resolução, áudios curtos e até alguns aplicativos ocupam espaços medidos em KB.

Megabyte: popular na RAM

Relembrando: Megabyte é maior que Kilobyte, mas menor que Gigabyte. Também é uma medida de tamanho e capacidade de armazenamento, e foi bem popular na época em que as memórias RAM mais potentes eram equivalentes a 500 MB – ou seja, metade de 1GB.

Atualmente, é possível encontrar memórias RAM na casa dos Gigabytes, também.

 

O que é Gigabyte: a medida mais famosa

Gigabyte é uma medida de tamanho e capacidade de armazenamento amplamente utilizada no meio da informática e internet.

Matematicamente falando, significa o número 2 elevado à potência de 30, ou 230. O resultado é um algarismo que fica na casa do bilhão.

Por isso, para simplificar, encaramos um Gigabyte como 1024 Megabytes.

Medidas em Gigabytes são bastante comuns para dimensionar o tamanho da memória, seja ela física ou volátil, dos computadores e smartphones – isto é, o espaço de armazenamento ou HD. Portanto, um aparelho que tem 64GB, tem 64 vezes 1024 Megabytes de espaço.

 

Terabyte: gigante que chama, né?

Agora, o Terabyte é grande. Ele tem 1024 Gigabytes. Ou seja, é muito espaço. Mas por incrível que pareça, essa medida que antes era reservada a computadores empresariais e servidores, já é bastante comum em dispositivos residenciais também.

 

E a internet é medida como?

A internet é medida pela capacidade de transferência de Megabits por segundo – lembre-se, existem os bytes e os bits, como comentamos no início do texto.

Portanto, uma conexão de 10 Mega, terá capacidade de transferência de 10 Megabits por segundo. Fazendo as conversões matemáticas, um arquivo de 10 Megabytes em uma conexão de 10 Megabits será baixado em 8 segundos, por exemplo.

 

Quantos megas tem um giga?

Agora, quando alguém te fizer a famosa pergunta “1 giga equivale a quantos mega?”, já sabe: 1GB tem 1024MB. Fácil, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira mais sobre internet em nosso blog e redes sociais! Ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!