Lembra das viagens à locadora de filmes? (E de quando a fita emperrava no vídeo cassete, que desespero?!). A música favorita dependia do radialista. E para votar no participante do reality show, como fazia? Telefone! Enviar documento importante de trabalho, só pelo correio. Câmera de vigilância, só pelo cabo. Babá eletrônica… babá eletrônica, o quê?

Pois é. Sem banda-larga, curtir momentos de lazer ou resolver assuntos mais sérios demandavam um baita trabalho.

Mas hoje, a vida é outra! Entretenimento, negócios e segurança andam juntos no mesmo caminho: a internet. Bem mais fácil, né? Só que tem um detalhe: quanto mais coisas a gente faz pela banda-larga, de mais velocidade precisamos.

Por isso, a Copel Telecom oferece planos de 50, 75, 100, 150, 200 e até 300 Mbps, com fibra óptica de ponta a ponta. Tudo para que você aproveite ainda mais a praticidade e o conforto proporcionados pela internet.

E para te ajudar a entender qual o melhor plano para a sua casa, preparamos este mini guia sobre a velocidade de banda-larga necessária para cada atividade.

Confira!

• Qual a velocidade de banda-larga ideal

Conhecendo a velocidade exigida por cada atividade, fica mais fácil de entender qual seria o seu plano ideal de banda-larga. A dica é somar o que é realizado por você e pelas pessoas que moram na sua casa.

Por exemplo: se você joga online e ouve música no YouTube, e, enquanto isso, outra pessoa assiste a séries na Netflix e navega no Facebook, a velocidade ideal é de aproximadamente 50 Mbps.

Quanto mais gente usando, ou quanto mais coisas são feitas ao mesmo tempo, mais velocidade é necessária para uma navegação tranquila.

• Só a velocidade basta para navegar bem?

Na verdade, não. Quando você contrata um plano de internet, precisa pensar em outro fator: a forma como o serviço chega até você.

Na Copel Telecom, a fibra óptica vai até o seu modem, o que significa sinal de internet bem mais rápido e limpo. Com isso, além de ultravelocidades, você tem internet de qualidade.

• E as velocidades de cada coisa, quais são?

#Filmes e séries em streaming

Nada como aproveitar o fim de semana chuvoso para curtir um filminho embaixo das cobertas ou maratonar séries, não é mesmo? E a melhor parte: com apenas alguns cliques.

Então, para aproveitar as programações de serviços streaming como Netflix, Fox Premium e Amazon Prime, é recomendável que a velocidade da sua banda-larga seja de, no mínimo, 5 Mbps para a qualidade padrão.

Para ver em ultra HD, recomenda-se pelo menos 25 Mbps. (E cá entre nós: ver filmes e séries em ultra HD é um caminho sem volta: a qualidade é incrível!)

Mas, como a gente nunca está só assistindo – a família toda faz alguma coisa na internet ao mesmo tempo – a velocidade precisa ser maior para que tudo funcione legal.

#Jogos online

CS: GO, LoL, GTA 5. Se para você essas siglas não são apenas um monte de letras sem sentido, jogar online faz parte da sua lista de lazer. Acertamos?

Além desses, existem muitos outros games que, de um modo geral, precisam de aproximadamente 10 Mbps, no mínimo, para rodarem razoavelmente bem.

Para jogar sem se preocupar mesmo, a partir de 30 Mbps é o verdadeiro ideal, principalmente por conta da velocidade de upload.

E tão importante quanto  o tamanho da banda são as rotas que te levam aos servidores de jogos, afinal todo milésimo de segundo conta e  faz diferença quando se luta pela vida ou dribla adversários.

A Copel Telecom já tomou diversas iniciativas para propiciar as melhores rotas, trabalhamos continuamente para deixar seu ping como se estivesse jogando com um servidor local na sua casa.

#E-mail, redes sociais e YouTube

Enviar um documento por e-mail, responder uma mensagem, navegar nas redes sociais, assistir a um vídeo no YouTube e todas as atividades parecidas com essas demandam velocidade de pelo menos 5 Mbps.

E por falar em redes sociais, sabe aquelas fotos mara das suas férias, ou aqueles vídeos com momentos únicos que você quer compartilhar com o mundo?

Com a internet da Copel Telecom subir essas fotos e vídeos, não importa o tamanho, é muito fácil, pois a velocidade de upload é a MESMA velocidade de download 🙂 De nada! Isso significa “subir” mais conteúdo em menos tempo.

#Câmeras de segurança

Para usar câmeras internas e externas que monitoram em tempo real e oferecem acesso remoto, é preciso contar com velocidade de download e upload considerável.

Tudo vai depender da qualidade da imagem e da quantidade de câmeras instaladas. Geralmente, recomenda-se pelo menos 2 Mbps por câmera – ou seja, se você tem 8 câmeras, 16 Mbps.

Dica Extra! Compre câmeras com suporte a tecnologia IPv6. Sim, a Copel Telecom já tem suporte a essa tecnologia! Assim, acaba aquela trabalho de chamar a equipe técnica para configurar as câmeras, é só “espetar” no nosso modem e acessar o endereço.

Curtiu nossas dicas? Aproveite e conheça nossos planos para navegar à vontade!