pacto global

Quando o assunto é construir um mundo melhor, a atenção e a ajuda de todos é essencial. Afinal, é com a colaboração de cada pessoa que a gente consegue promover mais inclusão e igualdade. Por isso, nós fazemos a nossa parte em colaboração com o Pacto Global.

Você conhece o Pacto Global?

É uma iniciativa que foi desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan. O objetivo do Pacto Global é mobilizar empresas internacionais para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas seguintes áreas: direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate a corrupção.

O Pacto Global na Copel

Desde o ano 2000, a Copel é signatária do Pacto Global das Nações Unidas. Com isso, buscamos impulsionar o crescimento econômico com responsabilidade social, investindo em iniciativas externas que visam promover a sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, relações de trabalho e direitos humanos, seguindo os princípios do Pacto Global.

Os 10 princípios do Pacto Global

Direitos Humanos

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
5. A abolição efetiva do trabalho infantil; e
6. Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Contra a corrupção

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Movimento Nacional ODS Nós Podemos

Em março de 2016, a Copel aderiu ao Movimento Nacional ODS Nós Podemos, fundado em 2004. O Movimento possui o objetivo de ampliar a participação do Brasil no trabalho pelo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos foram pelas Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, e subscrito por 193 países.

Os ODS são uma agenda global que estabelecem 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Os 17 objetivos foram criados com base nos seguintes propósitos: acabar com a pobreza em todas as suas formas, promover a agricultura sustentável, saúde, educação e igualdade de gênero; garantir a todos o acesso à água, ao saneamento e à energia sustentável; o crescimento econômico, o emprego, a industrialização, cidades sustentáveis e a redução da desigualdade.

Conheça as iniciativas da Copel para contribuir com o Pacto Global no Relatório de Sustentabilidade – Anexo “Incorporação dos Princípios do Pacto Global”.

Fontes: Pacto Global, Copel.