A transformação digital é, indubitavelmente, o caminho para o futuro das empresas. Futuro, aliás, que já está aqui! Cada companhia tem seu jeito de fazer essa transição. No entanto, a primeira etapa dessa jornada é, na sua essência, a mesma. Hoje, você conhecerá o primeiro passo para sua empresa embarcar de vez na trajetória dessa transformação. Continue a leitura.

Qual o primeiro e mais importante passo?

Implantação de processos digitais? Automatização de tarefas? Adesão a softwares? Qual é o primeiro passo na jornada da transformação digital?
A resposta é curta e direta: cultura.

Por mais que, ao falarmos desse assunto vir à nossa mente a ideia de tecnologia, computadores e conexão digital, a primeira etapa para fazer isso acontecer é uma mudança de mentalidade em relação à própria empresa.

Mas, como essa cultura deve ser trabalhada? São exemplos de funcionamento e gerência. Por exemplo, ver o cliente como o centro das operações é um ponto que muitas empresas não dão a devida atenção. Direcionar esforços à experiência do cliente em vez de melhoras em produtos é um bom exemplo de mudança de cultura.

O hábito de trabalhar com base em dados, coletados das mais diversas formas, também é outro exemplo de mudança cultural. Essa atitude faz com que sua companhia exerça trabalho em cima de fatos registrados em vez de suposições.

São muitos os exemplos de mudança de cultura para implantar e, conforme dissemos, cada empresa tem seu próprio caminho. Mas criar uma consciência voltada a essa reforma já é um grande passo. Vamos agora ao segundo apontamento.

Transformação digital na prática

Com uma mudança de cultura direcionada, podemos partir para algumas ações mais pontuais na transformação digital. É aí que entram a adesão a alguns programas e tecnologias, de fato, digitais. Vamos conhecer alguns exemplos?

Machine Learning

Machine Learning é a capacidade do sistema de aprender com os processos realizados anteriormente. Um bom exemplo é a identificação automática de e-mails como spam.

Aplicando esta estratégia nos mais diversos processos, você economiza tempo e dinheiro e ainda estabelece uma cultura de otimização digital em seu negócio.

Com o Machine Learning, você direciona máquinas a trabalhos que, anteriormente, eram estritamente manuais e humanos. Você pode, por exemplo, aderir a softwares de organização e trabalho de dados dos clientes, como iremos ver no passo a seguir.

Costumer Relationship Management

O CRM tem tudo a ver com transformação digital. Trata-se de um sistema voltado à experiência do cliente. Por meio da organização de dados de consumidores e registro de vendas, o CRM mapeia perfis, facilitando à sua empresa a compreensão do caminho a ser seguido.

Saiba mais sobre esse conceito e descubra softwares que podem ajudar sua companhia aqui.

Data protection officer

A transformação digital implica uma atenção, também, à questão legal. Dentro de alguns meses, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) será implantada no Brasil.

Com isso, será necessária uma atenção extra à maneira de lidar com dados de clientes. É imprescindível, portanto, que haja um profissional especializado na inspeção dessa transação. Um DPO é esse profissional. Ele irá acompanhar todo o esse processo e pode ajudar sua empresa a se ajustar em sua jornada conforme a lei.

Copel Telecom + transformação digital

A transformação digital é uma corrida que não dá para ficar para trás. Principalmente nesse período inicial, é necessário possuir uma conexão que corresponda às urgências e necessidades de sua empresa.

O IP dedicado da Copel Telecom garante uma linha exclusiva para os processos do seu negócio. Ou seja, você não precisa “dividir” a internet com outros, garantindo uma estabilidade e velocidade e segurança muito maiores aos seus processos. Clique aqui e saiba mais das vantagens do IP dedicado da Copel Telecom à sua empresa.

Fontes:

https://www.digitalistmag.com/future-of-work/2017/01/09/culture-change-is-essential-for-digital-transformation-04824251

https://www.gb-advisors.com/boost-the-digital-transformation-of-your-company/

https://digitalguardian.com/blog/what-data-protection-officer-dpo-learn-about-new-role-required-gdpr-compliance