ADSL

ADSL significa Assymetrical Digital Subscriber Line, ou Linha Digital Assimétrica para Assinante, na nossa língua. Essa tecnologia surgiu em 1989, como uma opção de ajudar a melhorar a conexão de internet. Como? Usando uma linha telefônica para a transmissão digital de dados em alta velocidade.

Antigamente, para acessar a internet você tinha que fazer uma ligação dial up, também conhecida como conexão discada. Isso podia levar uma vida, porque esse tipo de ligação suportava somente 56 Kbps (kilobites por segundo) e ainda deixava a linha telefônica ocupada.


Com a tecnologia ADSL, atualmente é possível usar a linha telefônica para fazer e receber ligações enquanto você navega na internet ao mesmo tempo.


Além disso, são 2 tipos de ADSL:

  1. O ADSL: disponibiliza até 8 Mbps (megabytes por segundo);
  2. E o ADSL 2+: disponibiliza até 24 Mbps (megabytes por segundo).

Vale ressaltar que essa tecnologia é assimétrica, assim como diz no próprio nome Linha Digital Assimétrica para Assinante. Isso quer dizer que existe uma diferença entre a velocidade de download (recebimento) e upload (envio) de dados. Nesse caso, a velocidade de download, na maioria das vezes, acaba sendo superior a velocidade de upload.

É diferente de uma internet com banda simétrica, por exemplo, que é a que nós fornecemos. Com a banda simétrica você faz download e upload na mesma velocidade.

Dê uma olhadinha nos nossos planos Copel Fibra para saber mais sobre a nossa internet e qualquer coisa liga pra gente: 0800 41 41 81. Conheça os nossos canais de atendimento e relacionamento!

Fontes: TecMundo e Significados.