Digital design of a global network of Internet.

Backbone significa Espinha Dorsal em inglês. Assim como no corpo humano, ele é responsável por interligar servidores que estão distantes. Imagina todas as informações que o cérebro manda para o resto do corpo através da coluna.  Sua função no universo das Telecoms é ligar as centrais das operadoras de internet aos servidores externos, sendo eles nacionais ou internacionais.

É a espinha dorsal da internet por ter a função de identificar a rede por onde passa os dados de cada usuário e possibilitar o envio e recebimento das informações de um servidor para o outro. Ao acessar um site, você está encaminhando uma solicitação para ter acesso aos conteúdos disponíveis naquela página. Seu servidor pode até estar localizado em outro estado ou fora do país.

O tráfego dos dados corre desde o seu equipamento, passa pela central da operadora que fornece a internet para você e segue pelo backbone até o servidor. Possibilita assim a troca de informações entre servidores e você, não importa a distância.

A Copel Telecom possui 10 mil quilômetros de backbone para a malha de fibras ópticas que cobre todo o território paranaense. Isso tornou o Paraná o primeiro estado 100% digital do Brasil, com uma rede que hoje alcança 36 mil quilômetros de extensão, sendo quase 23 mil quilômetros em redes de acesso.

A infraestrutura de rede de fibra óptica da Copel Telecom está em todos os 399 municípios do Paraná com a internet de rede corporativa (convencional). Com a rede de internet residencial (GPON – Gigabit Passive Optical Network), está presente em 81 municípios.

Conheça os planos e serviços da Copel Telecom pelo nosso site ou ligue: 0800 41 41 81.