DNS

DNS – Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios) – é um sistema que possui a função de traduzir os endereços IP (Internet Protocol) para nomes de domínio.

Os endereços IP são uma sequência de números que o DNS decodifica e é por isso que conseguimos digitar normalmente o link de um site na barra de tarefas, ao invés de escrever uma sequência de números e pontos.

Por exemplo, com o DNS é possível digitar e acessar um site dessa forma: http://www.site.com.br. Ou seja, é uma maneira simples e fácil que aprendemos para pesquisar informações no mundo virtual. Sem o DNS, provavelmente teríamos que acessar um site por uma série de números.

Faça o teste

No seu sistema operacional abra o prompt de comando/terminal e utilize o comando ping para o nosso site.
Ex.: “ping www.copeltelecom.com”. O resultado será: “Disparando newsite.copeltelecom.com [200.195.129.59]”. Copie o numero 200.195.129.59 para a barra de endereço do seu navegador e veja o resultado.

Captou a ideia? Pense, ter de decorar para cada site preferido esta sequência numérica. Para resumir, é graças ao DNS que nós não precisamos ficar quebrando a cabeça para decorar sequências de números de endereços IP e acessar as páginas da web como acessamos normalmente hoje em dia.