Já pensou que legal acessar todas (veja bem: todas!) as atualizações de sites de notícias e blogs em um mesmo lugar? Pois é, com a tecnologia RSS dá para fazer isso. E olha que curioso: a ferramenta já existe faz tempo, mas muita gente ainda não conhece.

E como você sabe, aqui na Copel Telecom queremos que você use a nossa fibra óptica de ponta a ponta para curtir tudo que a internet tem de bom. Por isso, preparamos um miniguia: o que é feed RSS e como aproveitá-lo!

Entendendo desde o começo: o que é feed RSS?

É uma tecnologia que permite acessar conteúdos de vários sites em um só lugar. Em outras palavras, com o RSS você monta um feed de notícias de vários portais.

Funciona assim: vamos supor que você gosta de, digamos, cinco sites de notícias e diariamente acessa cada um deles.

Ao assinar o RSS desses portais, não é mais necessário visitar página por página – todas as atualizações seguem diretamente para você, de graça, formando um feed de notícias no seu leitor de RSS.

Ué, mas para isso já não existe o Facebook?

A gente pode até pensar que a ideia do Facebook é parecida. Mas tem uma diferença: os feeds RSS mostram todas as atualizações, sem exceção, e em ordem cronológica.

Além disso, elas chegam praticamente “puras”. Ou seja, você não vai encontrar comentários daquela sua tia polêmica antes da notícia e nem corre o risco de ter alguma edição de terceiros na informação.

É claro que o Facebook é superlegal e nele recebemos várias publicações interessantes das páginas que seguimos. Além disso, por lá você interage com seus amigos e marcas favoritas.

Mas, para ter acesso a uma boa quantidade de informações assim que elas acontecem, os leitores de RSS são uma ótima opção.

Para tudo: leitor de RSS?

Isso mesmo. Para receber as atualizações dos sites de conteúdo que você gosta, é preciso ter um leitor de RSS. Mas não se assuste! É bem simples.

No computador, basta se cadastrar em um serviço de feed RSS. No celular ou tablet, é só baixar um aplicativo com essa função.

Qual leitor de RSS usar?

Existem vários leitores de RSS que são fáceis de mexer, de qualidade e com versões gratuitas: Feedly, Digg Reader e NewsBlur são alguns exemplos.

Como usar o leitor de RSS para ver as atualizações?

Todos funcionam, basicamente, da mesma maneira: no desktop você assina o serviço e no celular baixa o aplicativo. Depois é só procurar pelos portais que deseja seguir e assinar o RSS deles para receber, gratuitamente, as atualizações.

Como o Feedly é um dos leitores mais conhecidos, fizemos um passo a passo descomplicado, olha só:

1. Entre no site do Feedly para usar no computador ou baixe o app no seu Android ou iOS.

2. Faça o cadastro – com ele, você pode acessar a ferramenta em todos os dispositivos e sua lista estará sempre atualizada e sincronizada.

3. Procure, no próprio leitor, os sites que deseja ativar o RSS para receber atualizações.

4. Clique em “follow”, que significa seguir, para ativar o RSS do site escolhido.

5. Dê um nome para o feed do site que você passou a seguir – pode ser o nome do próprio site. Pronto! Você já tem uma lista de notícias de um portal.

Repita o procedimento para os demais sites de que deseja receber as atualizações e voilà: tudo num único lugar.

Bom para o leitor, bom para o blogueiro

A tecnologia RSS é legal para o leitor, porque facilita a vida dele: todas as atualizações em um só lugar, assim que acontecem.

E se você é blogueiro, disponibilizar a tecnologia RSS no seu blog é uma boa ideia. Isso porque as pessoas recebem com facilidade o seu conteúdo e conhecem mais sobre você.

Leia também: Google Chrome lento? Veja 5 dicas para solucionar esse problema!