FTP

O FTP (File Transfer Protocol), ou Protocolo de Transferência de Arquivos, possui a função de enviar arquivos para a web de uma forma fácil e prática. É por meio desse protocolo que os usuários de internet conseguem enviar e receber arquivos na web.

Como é feita a transferência de arquivos?

É simples! Os arquivos sempre ficam disponíveis em um determinado local da web, que é comandado por um servidor. Para ter acesso aos arquivos, fazer download ou upload, só é possível se o endereço IP da sua conexão for autenticado. Ou seja, com o endereço IP de conexão válido, você pode ter acesso às informações na web e fazer download e upload de quantos arquivos quiser.

No caso da transferência de arquivo na web, o processo leva um pouquinho mais de tempo por ser uma operação realizada na internet. É quase a mesma coisa do que transferir os arquivos entre as suas pastas no seu computador ou dispositivo eletrônico, mas, como isso é um caso básico, a transferência é feita rapidamente.

Programas para FTP

Os programas mais comuns para FTP são: Filezilla e SmartFTP (Windows), Cyberduck (Mac), e Kasablanca (Linux). Para utilizar esses programas, você só precisa inserir o IP do servidor, seu login e senha e, após isso, a conexão será feita automaticamente.

Por outro lado, você também tem a opção de entrar no FTP sem um programa. É só abrir o seu navegador e digitar ftp://número do ip e inserir seu login e senha em um prompt que será aberto. Prontinho! Dessa forma você consegue acessar o disco virtual, que serve para você armazenar seus arquivos pessoais na internet.

Fontes: UOL Disco Virtual, TechTudo.