Dá pra acreditar que alguns milissegundos fazem toda diferença? Na vida de um gamer, pode ser questão de vida ou morte.

Mas, o que é PING?

Ping é a sigla para Packet Internet Network Grouper, que seria algo como “agrupador de pacotes da internet”. Trata-se de um comando que envia e recebe dados entre dispositivos de rede, ou seja, roteadores, switches, computadores, por aí vai.

O usuário envia esse comando para o dispositivo que ele quer alcançar. Se o equipamento de destino estiver em pleno funcionamento, ele envia uma resposta (carinhosamente chamada de “pong”). O tempo entre envio e resposta é o ping, ou latência. Todos esses tempos são medidos em milissegundos.

O que pode interferir no ping?

  • Firewalls
  • Congestionamentos na rede
  • Atenuações por problema de hardware (defeitos no roteador, cabos danificados etc)

Como identificar?

Como usuário comum, é difícil identificar exatamente o que está prejudicando a latência. O envio do comando percorre um longo caminho que envolve o tamanho do pacote de dados, o nome do equipamento que disparou o sinal, o tempo de vida do pacote de dados e a latência, e ainda o número de sequência do pacote ICMP (Internet Control Messages Protocol).

Não custa lembrar: sempre verifique se os cabos da sua internet e dos seus dispositivos estão ok.

É possível usar comandos de sistemas operacionais para identificar o ponto em que ocorre o aumento na latência. Mas isso é assunto para outro post. 🙂

A Copel Telecom faz monitoramentos constantes e garante ping baixo em sua rede de fibra óptica.

Para mais informações, entre em contato conosco.

infografico_ping_duelo