O que são bots?

Você sabia que a palavra “bot” vem da palavra “robot” que, em inglês, significa “robô”? Isso mesmo, o bot é um software de inteligência artificial programado para realizar tarefas pelo usuário. Os bots automatizam tarefas repetitivas e seguem um padrão, como os robôs.

Um exemplo de bot é a Siri, a assistente pessoal disponível na Apple. Basta você dizer: “e aí, Siri?”, e ela ajuda você a organizar a agenda, ligar para um contato, realizar pesquisas na web, entre outras coisas. Tudo de forma rápida, segura e sem que você precise abrir um aplicativo específico.

Chatbots

Quer ver os bots funcionando no Facebook? Então, ao interagir com uma empresa no Messenger, verifique se ela já responde a sua mensagem automaticamente, apresentando opções para que você continue a conversa. Sim? Esses são os chatbots.

Funcionando através de um sistema de mensagens, o chatbot permite que você, por exemplo, consulte o status de um pedido feito em uma loja online ou mesmo entre em contato com o seu banco para tirar dúvidas sobre sua conta. Tudo isso, claro, se a empresa que você está contatando fizer uso dessa tecnologia.

Bots x Spams

Are you ready para conhecer o lado sombrio dos bots? Vamos lá! Os bots vão além de softwares que visam ajudar as pessoas, eles também são os culpados pelos spams.

O que isso quer dizer? Que quando um internauta é vítima de spam, os bots são os responsáveis por invadir sua máquina e acessar todas as suas informações, clonar sua identidade e coletar seus dados financeiros.

Outra maneira de você entender como funcionam os bots, é ver como eles trabalham nas redes sociais. Por exemplo, o Twitter divulgou que, em 2014, cerca de 23 milhões de contas da plataforma eram controladas por bots. Esses são os perfis de spam responsáveis em enviar excesso de propaganda.

Já no Instagram, existem os perfis falsos que usam engenharia de bots e que são responsáveis em curtir inúmeras fotos e seguir o máximo de pessoas.

E os botnets, o que são?

Os botnets são redes de computadores que foram infectados pelos bots. Desta forma, várias máquinas estão espalhando malwares e links de propaganda invasiva. É preciso ter cuidado para que o seu computador não seja uma das máquinas infectadas.

Como proteger o seu computador dos bots

Para proteger seu computador e suas informações, instale um bom antivírus e um anti-bots para manter seu dispositivo seguro e prevenir malwares. Os anti-bots são responsáveis por proteger os computadores dos bots comandados por hackers.

Outra dica de segurança é não clicar em links desconhecidos e suspeitos. Não se esqueça de que você deve sempre checar as páginas onde você está inserindo seus dados pessoais e de pagamento. E é sempre bom lembrar que devemos tomar cuidado com os spams.

Tenha cuidado também com as redes de Wi-Fi onde você se conecta. Se for uma rede desconhecida, ela pode não ter a proteção necessária. Por isso, prefira conexões conhecidas.

Confira também 4 dicas de segurança na internet para empresas e aprenda outras maneiras de navegar com segurança.