Quando se entra para o mundo do empreendedorismo, um dos primeiros desafios enfrentados, e muitas vezes não esperados, é o de dominar bem a comunicação certa para seu público. Hoje, num mundo em que é quase impossível gerenciar um negócio sem estar presente no digital, isso se faz ainda mais importante. Isso porque a internet é um lugar vasto de conteúdo e espaço, o que torna muito mais complexo o processo de segmentação e direcionamento de conteúdo, vendas e marca. Nessas horas, é necessário alguém que conheça o ambiente e saiba como tornar a imagem, discurso e ação digitais da empresa um ponto forte na hora de fazer resultados. É aí que entra o consultor de marketing.

O que faz um consultor de marketing?

Um consultor, seja qual for sua área de atuação é um profissional com um vasto e especializado conhecimento em algum assunto, que os aplicará em parceria com algum grupo, profissional ou empresa. Ele é procurado, geralmente, no momento em que a instituição precisa implementar uma nova tecnologia, estratégia ou posicionamento, por exemplo. Ou seja, o consultor opera como um guia, para que o processo de transição seja seguro, preciso e, principalmente, eficiente. Mas, em termos de ação, o que faz afinal um consultor de marketing digital?

O consultor de marketing digital orienta as estratégias de atuação no meio digital através de um planejamento estratégico, definição de metas, próximos passos e etc. Além disso, ele diagnostica os pontos negativos de comunicação da empresa. Investiga, por exemplo, se a comunicação da sua marca nas redes sociais está sendo efetiva, se está se comunicando com seu público corretamente, se os seus conteúdos estão efetivamente gerando vendas, entre outros.

O que NÃO faz um consultor de marketing?

Um dos principais erros de empresas ao contratar um consultor de marketing digital é confundi-lo com um gestor de conteúdo digital. Por isso, é muito importante ter a diferença claramente definida entre os dois na hora de contratar um, para que não haja desvio de funções, o que pode acarretar crises internas em sua gestão. Então qual a diferença entre os dois? Vamos pegar o exemplo de uma construção civil. Em uma obra, existem dois personagens principais: o engenheiro e o pedreiro. O primeiro irá operar fazendo os cálculos, traçando os planos da peça que será erguida, bem como os materiais, aplicação e todo o planejamento. Já o pedreiro irá ser a parte executiva da coisa. É ele quem vai fazer acontecer a estratégia teórica do engenheiro. É a mesma coisa com o marketing digital. O consultor opera como o engenheiro: ele traça planos mas não põe a mão na massa (escrever publicações, produzir artes, publicar posts e etc.), já que essa seria a função do gestor.

O consultor de marketing NÃO é um colaborador da empresa

Outro ponto importante de ressaltar é que o consultor de marketing é um profissional contratado em um serviço de parceria com a empresa, o que não faz dele um colaborador. Seu tempo de serviço será parcial, e muitas vezes à distância, intercalando com algumas visitas presenciais. Isso significa que ele não precisará assumir responsabilidades que estão restritas ao contrato dos colaboradores.

Por que um consultor de marketing digital?

Finalmente, a pergunta que não quer calar: por que eu preciso de um consultor de marketing digital. Bom, como dissemos, a internet é um meio muito vasto e, consequentemente, aberto a muitas possibilidades. É claro que isso é muito vantajoso, pois lá você irá encontrar muito espaço para expandir sua marca. No entanto, se perder nessa imensidão e perder o foco é muito fácil, devido justamente a toda essa liberdade. O consultor de marketing sabe como caminhar nesse território e ele saberá como segmentar seus esforços sem desperdiçar tempo, discurso e, principalmente, dinheiro. Especialmente se você tiver uma micro ou pequena empresa, o orçamento certamente será limitado para estratégias de comunicação, então concentrar esse investimento na experiência de quem sabe fazer a coisa acontecer é uma boa alternativa. É como se você fosse entrar na floresta amazônica e contratasse um guia para te acompanhar nessa empreitada. Com o guia certo, você irá conhecer as rotas mais seguras e sua viagem será excelente. Agora, sozinho e desprotegido, talvez a aventura não seja tão divertida assim.

Como uma boa internet pode otimizar seu marketing digital?

Na hora de expandir seus negócios para o meio digital, é necessária a garantia de eficiência e velocidade. Com a Copel Telecom, além de você adquirir toda a potência e velocidade da internet de fibra óptica, ainda tem acesso os melhores conteúdos para guiar seu negócio às metas e tecnologias que busca. Consulte nossos planos.