Você já ouviu falar em armazenamento na nuvem? Um procedimento muito simples e fácil que pode agregar mais praticidade, flexibilidade e economia no seu dia a dia de trabalho, o armazenamento na nuvem pode ser uma boa ferramenta para guardar arquivos e facilitar o acesso aos dados corporativos.

Mas o que é a nuvem?

Quando salvamos nossos arquivos na nuvem, estamos destinando esses documentos para algum lugar, certo? Segundo Flávio Marques, chefe de suporte técnico e implantação da Furukawa Eletric Latam, a nuvem é formada por diversos data centers. Isso mesmo! E é para eles que os seus arquivos são destinados quando salvos na nuvem.

Como esses data centers se interligam?

Para interligar os data centers da nuvem, é preciso um recurso que ofereça uma alta capacidade de envio de dados, como é o caso da fibra óptica.

“O maior meio para conectar os data centers que compõem a nuvem é a fibra óptica. Não há nada que seja mais eficiente, que chegue tão longe e carregue tanta informação quanto a fibra óptica”, afirma Marques.

Por ser o meio mais moderno e confiável que existe atualmente para estabelecer uma conexão com a internet, a fibra óptica é um requisito essencial para conectar os data centers da nuvem e fazer com que eles se comuniquem de maneira eficaz e segura, armazenando e processando os dados de vários usuários simultaneamente.

Armazenar na nuvem é confiável?

Sim, é confiável e devemos isso ao avanço da tecnologia. O armazenamento na nuvem conta com um alta nível de segurança, que permite que vários usuários guardem seus arquivos sem que uma conta comprometida afete a segurança.

“Antes nós dizíamos o seguinte: ‘eu vou mandar um arquivo pela nuvem’. Hoje, nós dizemos: ‘eu vou mandar um arquivo para a nuvem’. A ideia de que os arquivos não apenas passam pela nuvem, mas param nela, é a grande diferença que nós vemos nesse recurso hoje em dia”, explica Marques.

As empresas também não precisam se preocupar com a exposição dos dados corporativos. Com um sistema de backup dinâmico e criptografia de sistemas de armazenamentos, problemas como invasões de servidores e exposição de dados são completamente evitados.

A Revolução da mobilidade

Podemos considerar que a revolução da mobilidade é a grande responsável por atribuir à nuvem essa importância. Com os diversos dispositivos móveis que temos hoje em dia como, por exemplo, smartphone e tablets, podemos carregar informações diretamente na nuvem. Rápido e fácil!

Internet por fibra óptica

Além de ser o recurso mais confiável para interligar os data centers que compõem a nuvem, só a fibra óptica oferece alta velocidade e estabilidade de sinal para internet empresarial. E quer saber mais? Só a Copel Telecom oferece banda simétrica (download e upload na mesma velocidade) para você baixar e enviar arquivos para a nuvem na velocidade da luz.

Hoje, a rede de internet por fibra óptica da Copel Telecom está presente no Paraná inteiro e o nosso plano de 150 Mega é dedicado especialmente a empresas. Com uma velocidade dessas, as demandas corporativas são mais produtivas e proporcionam mais resultados. Confira nossos planos e preços e aproveite para agendar a sua instalação. Para dúvidas, ligue: 0800 41 41 81.