Já está acabando o ano e você sabe o que isso significa? Que o Natal está chegando e que é tempo de planejar as compras de fim de ano. Afinal, depois da Black Friday, essa é a data mais importante para o comércio. Só neste ano, a estimativa é que o varejo movimente R$ 34,4 bilhões em vendas. Um aumento de 4,3% comparado ao mesmo período de 2016.

Já sabe onde vai comprar os presentes de Natal para a família e amigos?

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 40% dos brasileiros pretendem comprar os presentes de Natal pela internet, o que representa um aumento de 8% com relação ao ano passado.

Mas a grande novidade é que, pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada, os brasileiros demonstram a preferência pelas compras online para escolha dos presentes de Natal em relação às compras físicas, em shopping centers.

Mas por que os brasileiros preferem comprar os presentes de Natal pela internet?

Além de facilitar cada vez mais a vida dos consumidores, as lojas online oferecem uma grande variedade de produtos, ferramentas de pesquisa e muita conveniência para a realização da compra. Uma opção para fugir das longas filas das lojas físicas nessa época do ano, não é mesmo?

A pesquisa aponta ainda que 76% dos entrevistados responderam que pretendem pesquisar preços pela internet antes de fazer as compras. Entre os sites preferidos estão os das grandes redes varejistas (68%), seguidos pelos sites de classificados de compra (42%) e de lojas especializadas em vestuário e acessórios (34%).

Atenção, antes de comprar

Lembra daquelas 3 dicas de segurança para comprar pela internet? Evite se conectar em redes de Wi-Fi públicas quando for inserir seus dados de pagamento, já que elas não possuem as proteções necessárias para confiar esse tipo de informação.

Também vale lembrar que as promoções recebidas por e-mail nem sempre são confiáveis. Por isso, a nossa sugestão é sempre fazer uma pesquisa antes sobre os sites em que você pretende comprar para garantir segurança no processo e evitar surpresas desagradáveis.

Tudo pronto? Então, confira como fazer compras de Natal sem sair de casa.

E se bater o arrependimento, depois da compra?

Por último e não menos importante: lembre-se que você pode desistir da compra feita pela internet sem justificar o motivo. O prazo para fazer isso é sete dias a partir da realização da compra ou recebimento do produto. Essa informação está no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.