A rivalidade entre os videogames dos gigantes Sony e Microsoft não vem de hoje. Em 2001, o primeiro Xbox foi lançado na América do Norte para competir com o Playstation 2 – que estreou um ano antes. Os dois consoles vieram com o intuito de melhorar o nosso entretenimento em casa, já que, além de gráficos em 3D, tinham leitores de DVD no próprio aparelho.

No final de 2002, as duas marcas revolucionaram ainda mais o mercado: lançaram a Xbox Live e a Playstation Network, possibilitando gameplays online com internet banda larga. Desde então, toda essa rivalidade só aumentou e até hoje os gamers se dividem entre amantes de Xbox e amantes de Playstation.

Os consoles evoluíram e a próxima geração promete muitas novidades. A expectativa é que os novos videogames sejam os mais rápidos já produzidos. Confira algumas comparações entre os videogames que estão por vir e segure sua ansiedade.

 

Nova geração, novas tecnologias

Uma das maiores novidades no Xbox Scarlett é a tecnologia Ray Tracing, que usa algoritmos gráficos para gerar imagens em 3D. Assim, os jogos terão um realismo ainda maior, simulando as luzes e as sombras igual ao mundo real. Ainda não se sabe qual a nova tecnologia que a Sony vai usar no novo PS5, mas as expectativas estão bem altas. Independente do console, vem coisa boa por aí.

 

Resoluções gráficas ainda melhores

 

Assim como a geração atual, o poder gráfico dos novos consoles será bem parecido. Espera-se que, no mínimo, os dois rodem os games com resolução 4K. O Scarlett pode alcançar até 8K em alguns casos. Por isso, é importante já se preparar para o futuro: seja com televisões, seja com internet de qualidade. Assim, sua experiência com a nova geração será ainda melhor.

 

Tchau, loading

 

No PS4 e no X-ONE, o armazenamento dos seus jogos e outros dados é feito via HDD. A nova geração promete ser muito mais veloz graças à tecnologia SSD – confirmada pelas duas empresas. Em um evento interno, a Sony demonstrou que o PS5 roda uma tela de carregamento 10 vezes mais rápido do que o PS4 Pro. A Microsoft ainda não fez nenhuma demonstração, mas tudo indica que também vai usar o novo armazenamento.

 

Jogos confirmados

A Sony ainda não confirmou nenhum jogo para o Playstation 5. Já o Xbox Scarlett tem um game oficial anunciado: o Halo Infinite. Mas, ainda assim, os fãs dos consoles têm um bom motivo para comemorar: os dois terão retrocompatibilidade, ou seja, os jogos dessa geração serão compatíveis nos próximos consoles. É muito bom saber que vamos poder reutilizar nossos jogos, né?

 

Mas e o lançamento?

 

Para os fãs do Xbox, uma boa notícia: a Microsoft já tem uma data prevista para lançar seu novo console. A expectativa é que ele chegue no final de 2020. Já a Sony ainda não confirmou nenhuma data, mas, como se trata de uma concorrência, o Playstation 5 provavelmente estará disponível na mesma época.

 

E aí, já tem o seu lado nessa briga? A disputa está bem forte para saber qual console será melhor. O que temos certeza é que, com a ascensão do streaming, é muito provável que os jogos em nuvem estejam cada vez mais presentes no futuro. Para isso, é preciso contar com uma internet veloz e estável. Seja para rodar um jogo em 8K, seja para garantir que sua gameplay não tenha nenhum lag, a fibra óptica da Copel está preparada para todas essas necessidades. Confira qual plano é o mais adequado para sua necessidade.